[ColaborAutoras] Resenha Nacional: O Touro do Rebanho - Krishnamurti Góes dos Anjos!!!

Olá Gente linda.

Hoje temos Resenha de O Touro do Rebanho cortesia do nosso autor parceiro Krishnamurti Góes dos Anjos!!!

Eu sou a Ingrid, ColaborAutora fofa do Clube do Livro 


O Touro do Rebanho

Ano: 2013 / Páginas: 317
Idioma: português
Editora: Chiado Editora

Sinopse

O Romance O Touro do Rebanho - Memória da Sedição dos Alfaiates de 1798 na Bahia onde se deduz as elementares razões para a pena de enforcamento e esquartejamento de quatro pobres homens do povo, proferida por uma corte de magistrados devassa e corrupta, do escritor baiano Krishnamurti Góes dos Anjos e editado pela Chiado Editora de Lisboa, foi o vencedor do prêmio Internacional José de Alencar da União Brasileira de Escritores/RJ em 2014.

Ambientado em uma das épocas mais conturbadas da história brasileira e portuguesa, fins do século XVIII e duas primeiras décadas do XIX, o romance traça um painel histórico em que o fluir dos acontecimentos se entretece nas relações Colônia x Metrópole imersas numa conjuntura de guerras, sedições, piratarias, invasões francesas à Portugal, transferência da corte portuguesa para o Brasil e finalmente a Independência brasileira.

Baseando-se em documentos reais, nunca publicados, a obra mostra como a Relação da Bahia, concebida para ser a mais alta corte que se poderia recorrer no Brasil, e que julgou os réus acusados da sedição de 1798, chega ao final do século XVIII em um estado de corrupção moral tamanha, que recebeu viva repreensão do próprio Conselho Ultramarino de Lisboa. Prova a existência de um plano do chefe da Divisão das Armadas Navais da República Francesa para o apoio militar que aquela nação daria à Conjuração Baiana, e finalmente, aponta para os fortes indícios da participação de elementos ligados à Conjuração mineira de 1789, na conjuração baiana, sugerindo articulações políticas entre esses movimentos pela Independência do Brasil. Mais uma aposta de que a historia é um romance verdadeiro.





Krishnamurti Góes dos Anjos


Biografia

Krishnamurti Góes dos Anjos. É escritor e pesquisador. Autor de: Il Crime dei Caminho Novo – Romance Histórico, Gato de Telhado, Um Novo Século, Embriagado Intelecto e outros contos e Doze Contos e meio Poema. Tem participação em 22 Coletâneas e antologias, algumas resultantes de Prêmios Literários. Possui textos publicados em revistas literárias na Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México e Espanha. Seu último livro publicado pela editora portuguesa Chiado, – O Touro do rebanho – Romance Histórico sobre a Conjuração baiana de 1798 - Revolta dos Alfaiates, obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores UBE/RJ em 2014, na categoria Romance.



Resenha

“Na solidão tem-se outra maneira de ver e de sentir. As paixões diversamente modificadas também têm outras expressões: a memória, batida sempre pelos mesmos objetivos, afeta-se mais vivamente, e um grande número de imagens volve de conteúdo, ingerindo-se em nossas ideias o que talvez nos forneça uma explicação aceitável para acontecimentos pretéritos.”

O Touro do Rebanho ficou em primeiro lugar na Categoria Romance no Concurso Internacional de Literatura de 2014 da União Brasileira de Escritores UBE/RJ.

Memória de sedição dos alfaiates de 1798 na Bahia onde se deduz as elementares razões para a pena de enforcamento e esquartejamento de quatro pobres homens do povo proferida por uma corte devassa e corrupta.


Uma história instigante, que se passa no século XVIII e dá ênfase a escravidão, e ao preconceito. Incluindo a segregação racial e social. Sendo o Brasil governado por uma monarquia extremamente rígida e controladora. 

“A vida na Bahia transcorre como uma espécie de liturgia sob a forma de crendices, ritos e festas religiosas, vez em quando perturbada por algum acontecimento excepcional como uma peste, uma tentativa de invasão estrangeira, um aguaceiro ou qualquer outro cataclisma.”

Em meio à revolução, um amor toma conta do coração do protagonista. Cuja identidade se mantém ainda em segredo. Ele se vê encantado por uma mulata. 

Tudo que aquele povo desejava era a liberdade e a existência de direitos que poupassem suas vidas miseráveis. 

“... eis que, por baixo daquela normalidade servil, palpita outra vida esboça-se uma reação daquela humanidade oprimida.”

Lembranças incômodas da Cidade da Bahia, de uma sociedade reprimida que procurava o seu lugar. Servindo a contragosto as classes abastadas. Os negros eram considerados burros de carga submissos. Tratados com requintes de crueldade.


Um livro construído através de relatos reais. Constituído de altos e baixos, mudanças, revoltas, intrigas e direitos. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, que descreve as suas memórias de forma detalhada.

A escrita do autor é sensível e exímia, com uma linguagem rebuscada. Transportando o leitor. Os personagens são fortes, vigorosos e quase palpáveis.

A capa é rústica e remete ao cenário da época. A diagramação é simples. Contendo no final alguns arquivos históricos importantes que marcaram uma nova fase na história do Brasil. E a revisão está exemplar.

Não costumo ler livros históricos, porém, este apesar de um pouco maçante no início, exigindo maior atenção, quando pegou o embalo me prendeu até o fim.

Dou cinco estrelas e recomendo para quem aprecia romances históricos!



Ingrid M. SNascida em 03 de outubro de 1993, é formada em Design de Moda, mora com o marido em uma cidade pequena e muito pacata no interior de Santa Catarina. Ama escrever desde criança, mas somente em 2014, resolveu publicar algo através do Wattpad.
É sonhadora, criativa, detalhista e muito teimosa, uma viciada em livros e chocolate, simplesmente apaixonada por dias frios e chuvosos. Gosta muito de 
desenhar, assistir comédias românticas e seriados. 






CONTATO: SITE  - FACEBOOK -  GRUPO NO FACEBOOK - SKOOB - WATTPAD  - AMAZON


Gostou dessa postagem??? Quer mais??? Que tal me enviar dicas superlegais sobre seus autores (a) favoritos, livros, séries, filmes, músicas, livros, entre outros assuntos? Deixem suas sugestões nos comentários...

Beijinhos Ingrid





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.