Postagem em destaque

[Promoção Mães Leitoras] com Rô Mierling e blogs parceiros (serão 7 ganhadores!)

Olá queridos leitores! Em comemoração ao Dias das Mães , a escritora Rô Mierling e blogs parceiros se reuniram para presentea...

[Resenha Nacional] Uma Canção de Amor - Graci Rocha

Olá, leitores queridos!
Hoje é dia de apresentarmos a resenha do livro “Uma canção de amor”, um livro lindo e delicado, da nossa autora parceira, Graci Rocha.
Vamos conhecer a história de Daniel e Nina? Vocês vão adorar conhecê-la.

Ano: 2015  
Páginas: 164
Idioma: português 
Editora: Amazon


SINOPSE

Nina é uma adolescente encrenqueira, que não leva desaforo pra casa e que já deu muito trabalho para a avó. No último ano da escola decide entrar na linha antes que perca sua única parente viva, por desgosto.
Decidida a não se meter mais em nenhuma confusão ela encara o último ano do Ensino Médio, já arrumando confusão no primeiro dia de aula, e logo com quem?
Com Cadu, o cara mais bonito da escola, mais mauricinho e ainda por cima seu ex-namorado. E porque?
Por causa de um par de olhos violetas misteriosos.
Daniel é o garoto novo, o aluno calado e solitário que trava cada vez que alguém tenta contato. Com sérias dificuldades de relacionamento, e uma dor profunda pela ausencia de sua irmã e melhor amiga, ele só quer viver em seu mundinho próprio, o que parece ser impossível.
Depois da morte da irmã a família decide recomeçar, numa cidade pequena e aparentemente pacata.
Mas é justamente nessa cidade que a vida de Daniel mudará por completo.
E tudo começa por causa de uma confusão na escola...
Fadados a irem juntos pra escola todo santo dia, Nina quase enlouquece com o jeito de Daniel, que por sua vez parece ignorá-la por completo. 
Justamente quando ela começa a cogitar a hipótese de afastar o esquisitão de sua vida, é que ele se mostra surpreendentemente necessário em sua vida.
        E a música será capaz de unir esses dois opostos de um jeito que nem mesmo as intrigas e confusões de Cadu serão capazes de separar...
       “Uma canção de amor” fala sobre Daniel, um jovem de 21 anos, portador da Síndrome de Asperger, uma forma branda de Autismo, sem, entretanto, ter a pretensão de ser um livro científico e nem tão pouco de fornecer fórmulas e regras de procedimentos para o trato com os portadores da síndrome. O livro é simples, belo e de fácil leitura e entendimento. O que achei de mais interessante no livro, foi o fato de que, em nenhum momento, Daniel foi tratado pela autora com piedade, como um coitadinho ou como um doente. Pelo contrário, a autora sempre ressaltou a persistência, a sensibilidade e a inteligência do rapaz.
O início do livro traz a cena do sepultamento de Isabela, irmã mais nova de Daniel, que morrera tragicamente em um acidente de carro. Cena carregada de emoção, onde a autora consegue fazer o leitor sentir, verdadeiramente, como pode ser difícil suportar a dor provocada pela perda da vida de alguém que amamos.  A história prossegue um ano após o sepultamento de Isabela.
 A encrenqueira e barulhenta Ana Maria, ou Nina, como gosta de ser chamada, e Daniel, estão no terceiro ano colegial, estudam na mesma escola, mas em salas diferentes. Na saída do primeiro dia de aula, Nina percebe um tumulto causado pelo bonitão Cadu, seu ex-namorado, e pelos amigos dele. A diversão desta turma é infernizar a vida de alunos com pouca capacidade de defesa. Nina percebe que a vítima da vez é Daniel, “o garoto dos olhos da cor de lavanda brilhante”, que lhe deixou fascinada desde a primeira vez que o viu. Ela não pensa duas vezes e parte literalmente pra briga em defesa de Daniel, atitude que provocou aborrecimentos e punições para todos. O solitário Daniel passa a pegar carona com Nina e os dois começam um relacionamento amoroso. A partir desse episódio, o leitor será premiado com o surgimento de uma lindíssima e comovente história de superação, respeito e amor.
Daniel sofre muito e ainda não conseguiu superar a morte da irmã. Eles eram muito unidos e ligados pela música. Daniel toca piano e saxofone, enquanto Isabela tocava violino e cantava. Antes do acidente de Isabela ele fazia da música sua vida (de acordo com os especialistas, é comum os portadores da Síndrome de Asperger, desenvolverem habilidades ou se destacarem, tornarem-se excelentes em alguma atividade que lhe dá prazer. No caso de Daniel, ele se destaca na música). Agora, a música só lhe atormenta com a dolorosa saudade da irmã. É nesse cenário que Nina entra como alguém que o ajudará a se encontrar em meio a tantas dificuldades impostas por sua condição.
     Ela o incentiva a enfrentar as barreiras trazidas pela “doença” e pela morte da irmã, fazendo com que ele retome o gosto pela música e passe também a desfrutar, de maneira prazerosa, das novas descobertas em relação ao amor e ao sexo. Nina tenta com muita perseverança e dedicação compreendê-lo, pois enxerga nele um rapaz encantador, gentil e muito inteligente. Esse conjunto de entrega, persistência e dedicação trouxe conquistas e benefícios imensuráveis aos dois.
Além dos protagonistas bem elaborados, determinados e carismáticos, os pais de Daniel, Carlos e Clarice, são centrados, amorosos e compreensivos, tratando-o sem condescendência, demonstrando força e dedicação no firme propósito de auxiliarem o filho a se integrar na sociedade, a conviver com suas peculiaridades e a superar suas limitações.  Nina teve grande evolução no enredo, não desistindo nunca de encontrar uma forma de libertar Daniel de sua dor e dificuldade em entender e/ou expressar seus sentimentos. Em muitos momentos teve vontade de facilitar as coisas para Daniel, mas conteve-se e deixou que ele se esforçasse para expressar seus sentimentos e reconhecesse quando deveria avançar ou recuar diante de certas situações adversas.

O livro é fascinante e tem todos os ingredientes para agradar o leitor. É simples, mas fascinante. Proporciona uma leitura rápida e envolvente. Trata com sutileza questões que envolvem preconceitos e convivência com pessoas ditas “diferentes”, incluindo uma grande dose de tensão e suspense, como as tentativas de Cadu para terminar com o relacionamento de Daniel e Nina.
Graci Rocha se utilizou do “diferente” para mostrar que o amor, o respeito e a determinação derrubam todas as previsões de limitações e que todas as barreiras impostas podem ser ultrapassadas e superadas. Outro ponto que muito me agradou foi o fato de que, diferente de outras histórias, o romance não foi a abordagem principal da trama, e sim a música, que promoveu o entrosamento de duas pessoas tão diferentes, fazendo com que a formação de um casal tão improvável acontecesse. 
Minha avaliação sobre “Uma canção de amor
Li, gostei, me encantei e recomendo!
MÚSICA

Se, assim como eu, você gostou dessa história, veja como fazer a degustação e como adquirir o e-book.

Prestigiem o blog e a autora Curtindo, Comentando e Compartilhando.
Beijos e até a próxima.
Créditos:
Resenha: Vanda Costa
Imagens: Tiradas da Internet
Músicas: Youtube
Diagramação: Vanda Costa


40 comentários:

  1. Ola Vanda lindona eu adorto livros que tem a música como tema também, adorei a sutiliza da capa, e lendo sua resenha mesmo sendo com adolescentes não percebi a imaturidade em excesso no livro o que me faz querer ler. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim, Joyce. Você vai gostar.
      Obrigada pela visita e comentário. <3

      Excluir
  2. Olá flor,

    sabe, eu não gosto de romance e se eu visse o livro e avaliasse apenas o nome e a capa, jamais leria, por motivo nenhum a não ser não gostar de romance mesmo.

    Mas esse tema, é uma novidade na leitura pra mim, o que eu amei porque me interessou e vou ler ele! Eu tive um aluno, que foi meu no primeiro e segundo anos em 2008 e 2009 (eu o alfabetizei) que tinha Asperger e confesso que quando soube que seria meu fiquei muito assustada! Foi difícil introduzir um menino assim numa turma dita normal, mas foi feito e o que eu posso dizer é que é maravilhoso!

    É bem como tu disse...são inteligentes, são doces....Hoje ele está na 7ª série, entrando na adolescência e ao ler tua resenha o imaginei nas situações em que envolvem escola e namorada como na estória. E isso despertou a minha curiosidade. Penso que para um portador de Asperger a perda deve ser muito mais difícil, então perder a irmã como aconteceu com Daniel deve ser bem complicado né?

    Enfim, amei a sua resenha, parabéns!!!

    Bjs,

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Denise. O tema e o desenvolvimento do livro são realmente muito interessantes. Também tenho aluno com Asperge e sei como é difícil para ele, para a família e para nós conviver com o "diferente". Grata pela visita e comentário. <3

      Excluir
  3. Olá, Giuli.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já me interessei logo no nome e na capa. Eu adoro livros que envolvam a musica de alguma forma. Apesar de nunca ouvir musicas quase hehe. Vai entender hehe. O livro me pareceu ser muito bem desenvolvido e vou deixar anotado aqui para ler. E essa coisa do diferente foi outra coisa que me chamou a atenção na história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e comentário, Sil. Vale a pena ler o livro. A temática e o desenvolvimento são bons. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oiiie Vanda, como tá?

    De primeira adorei a capa. não conhecia o livro, mas amei. Adoro livros que pega um pouco do mundo real, como caso nele o autismo. Acho lindo também livros que tenha música no meio, fica tão mais romântico rs. Adorei Van.

    Beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Então, Estefânia, o livro tem muito a ver com seu gosto e tem tudo para lhe agradar.
    Coloque-o em sua lista. Grata pela visita e comentário. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o livro mas nunca parei para conferir uma resenha sobre ele, e UAU! Que tema lindo para se abordar, fiquei encantada de cara com o protagonista. Está cheio de livros por aí com garotões saudáveis, ricos, bad boys da vida e encontrar algo diferente é realmente motivador. Espero ter a oportunidade de leitura logo. Gostei bastante da resenha.

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yasmim. Realmente é um livro que foge dos temas tradicionais. Também gostei muito do livro. Assim que puder, leia-o. Obrigada pela visita e comentário. Bjs.

      Excluir
  8. Eu já vi esse livro lá na amazon já, mas eu não tinha tido muito interesse em comprar, mas depois de ler a sua resenha
    e percebi que a trama não gira apenas em torno de romance, eu achei bem interessante. Com certeza é um livro que pegaria para ler, porque agora estou fugindo um pouco de romance sabe? Mas mesmo assim adorei esse. Pode ter certeza que assim que der vou pegar lá na amazon. Espero gostar tanto como você =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-segredos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar da história, Silvana. Obrigada pela vista e comentário. Bjs.

      Excluir
  9. Vandinha, sua linda!
    Como você resenha bem!
    Particularmente, somente pela sinopse eu não leria o livro, apenas por não gostar deste tipo de gênero, romance dramático (ou drama romântico). Mas sua resenha com certeza me fez mudar de ideia.
    Parabéns pelo texto e à autora pelo livro!
    um beijo!
    Nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Nuccia, que bacana ter você por aqui. Ser elogiada por uma "mulher maravilha" (é assim que a considero), me enche de orgulho e alegria. Quanto ao livro, realmente, é uma história que não tem como foco o romance, mas sim, a música, que conseguiu unir pessoas tão diferentes. Vale a pena conferir. Obrigada e volte sempre.
      Bjks.

      Excluir
  10. Olá Vanda!
    Eu tenho esse livro em ebook.
    Adorei a história me pareceu ser bem comovente e emocionante.
    Livros que falem sobre doenças além de nos passar informações sobre as pessoas que tem a doença ainda podemos ver que elas podem superar as dificuldades.
    Adorei a resenha e pretendo ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen, se você tem o ebook, já é um bom começo. Assim que puder, leia-o. Você vai gostar.
      Que bacana que minha resenha lhe motivou a conhecer a história. Obrigada pela vista e pelo comentário.
      Bjs.

      Excluir
  11. Oiiie
    Que graça e capa e fiquei curiosa pela história pois adoro romance, infelizmente não leio ebook mas espero que seja lançado fisico para neu ler haha ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Catharina, vamos torcer pela publicação do livro físico, para que você tenha a oportunidade de conhecer esta história. Grata pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
  12. Não conhecia o livro mas fiquei completamente encantada e querendo muito ler.
    Saber que tem um personagem com uma deficiencia e que não é tratado como coitadinho, somado ao fato de a música ser o principal elemento na história me deixou completamente conquistada. Pena que o é em ebook. Torço para que seja lançado logo :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos também na torcida para que o livro físico seja publicado, para que possa alcançar um número maior de leitores. De qualquer forma, Lica, coloque-o em sua lista. Obrigada pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
  13. Gosto muito de livros que abordam a Síndrome de Asperger como esse faz, os personagens são sempre muito interessantes. Gostei muito dos pais do Daniel quererem vê-lo integrado à sociedade, convivendo com suas peculiaridades e superando suas limitações, isso é muito importante, ter a consciência de que ninguém dura para sempre e a maior tarefa dos pais é fazer com que os filhos consigam viver sem eles. Também achei muito legal a Nina conseguir se conter e resistir à vontade de facilitar as coisas para ele. Me pareceu um livro muito legal, gostaria de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo. Vale muito a pena.
      Grata pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
  14. Olá,

    Adorei a premissa do livro. Achei uma pena a autora não aborda mais a fundo a Sindrome de Asperger.
    Adorei sua resenha! O romance que você descreveu é muito bonito e tocante, já entrou para minha wishlist.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne, mesmo sem um aprofundamento sobre a Síndrome de Asperger, a autora conseguiu passar aos leitores uma mensagem de amor e superação muito grande e comovente.
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
  15. Oi,

    Não conhecia a autora e o livro, mas acho muito interessante mostrar os dilemas dos adolescentes, histórias de amor e um personagem com síndrome de asperger, um problema que todos nós devemos conhecer.
    Muito boa a resenha.

    Beijos,
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da história, Juci. Quando puder, leia o livro. você vai gostar.
      Grata pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
  16. Oii!

    eu não conhecia o livro e achei lindo e sensivel esse enredo,gostei do que foi narrado aqui pela sua resenha que está bem completa. Acho que esse tipo de tematica deveria ser tratado sempre nos livros. Adorei mesmo!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha, Ana Paula. Você também vai se encantar com a história.
      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre.
      Bjs.

      Excluir
  17. Olá =)

    Esse livro parece ser realmente muito lindo! uma história que envolve música e a amor, e dor por alguém que já se foi....
    Realmente é algo que eu leria...
    Não gostei muito da capa, mas geralmente não julgo os livros pela capa..
    Adorei sua resenha com gifs, ficou fofa demais!

    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com sua visita e comentário.
      É muito bom quando nosso trabalho agrada aos leitores. O livro narra uma história envolvente e emocionante.
      Volte sempre.
      Bjs.

      Excluir
  18. Olá!
    Nossa, esse livro promete ser um YA muito fofinho, além de tratar de temas sérios com delicadeza ainda tem música, pronto, já me apaixonei pelo livro sem lê-lo ainda haha. Só deu um bug na minha cabeça ele ter 21 anos e estar no terceiro ano do colégio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Kah, nesse exato momento não sei precisar a idade de Daniel, mas não podemos esquecer de que, além de ele ser portador da Síndrome de Asperger, teve também uma perda significativa em sua vida. De qualquer maneira, o que realmente importa é o empenho e a superação dele, não é mesmo? Se puder, leia o livro. Você vai virar fã de Daniel e Nina.
      Grata pela visita e comentário.
      Bjs.

      Excluir
    2. Kah, fui na resenha e confirmei a idade de Daniel. Realmente ele tem 21 anos. Bjs.

      Excluir
  19. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a temática me interessou muito, ainda mais com um casal de jovens, onde um tenta ajudar o outro a voltar a ser feliz.
    Adorei saber que o tema principal não é a doença de Daniel, mas sim a música.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaduuuuu, Michelle. Que bom que você gostou do livro e da resenha.
      Grata pela visita e comentário.
      Volte sempre.
      Bjs.

      Excluir
  20. Olá!

    Vou ser sincera: não pretendo ler. Sabe, a premissa é linda e a intenção também, mas vivemos em uma sociedade que vê o "diferente" como doença, como excedente. Dificilmente, pra não dizer nunca, alguém se apaixonará uma pessoa com Asperger, pelo simples motivo de que as pessoas com esse distúrbio são centradas demais em si mesmos. E não, não sou especialista nem nada do gênero, mas tenho uma irmã com esse distúrbio. Ela tem a idade de Daniel e sofre bullying na escola, além de não ter amigos. O bom da sua resenha e desse livro é que mostra que quem Asperger não é inferior a quem não tem, aliás, é até superior, pois possuem habilidades únicas. Minha irmã é meio gênia com as letras, adora aprender novos idiomas.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila, que bom ler seu comentário. Você tem razão em grande parte do que fala. A sociedade realmente não sabe como lidar com o "diferente", e, às vezes, é realmente injusta e cruel, assim como são com os mais gordos, altos, magros, etc. Em contrapartida, os portadores de Asperger, estão ganhando espaço na sociedade, talvez pelo fato de, por força de lei, eles terem de ser "incluídos" nas escolas. As pessoas (professores, funcionários e os próprios alunos) estão conhecendo melhor sobre a síndrome e aprendendo a lidar, respeitar e conviver com o diferente. A batalha é grande e contínua, mas acredito num futuro melhor, até porque tenho 2 alunos com Asperger e torço muito por eles. Acho interessante e útil ser disponibilizado para o público livros, artigos, filmes, novelas, etc. que abordem o tema. É a ignorância sobre o assunto que faz as pessoas lidarem com indiferença e até com crueldade com os portadores de alguma síndrome ou deficiência.
      Grata pela visita e comentário.
      Volte sempre.
      Bjs.

      Excluir
  21. Oi Vanda, sua linda, tudo bem
    Nossa, adorei sua resenha!!!!! Seu texto ficou muito bem escrito, mas não foi só isso, ficou sensível, delicado, como a história deles. Eu fiquei encantada e emocionada através das suas palavras. Gostei muito quando a personagem mesmo querendo ajudar, se freava, pois entendia a importância dele conseguir sozinho ultrapassar certas barreiras. Lindo demais!!!!! Pena que não leio livros digitais. Ficarei na torcida para publicarem a versão física.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não lê e-books, Cila. Vamos torcer pela publicação do livro físico, para que você tenha a oportunidade de conhecer esta história. Grata pela visita e comentário.

      Excluir
  22. Oi!
    Esse livro parece realmente lindo, o livro parece ser delicado, com um tema profundo mas com muito amor, que deixa o leitor com lágrimas no olhos.
    Vou conferir a degustação dele, quem sabe não me encanto também ;)

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.