[Resenha] Memórias do Bullying - Tahiana Andrade S. Borges


Olá, queridos amigos do Clube do Livro. 
A resenha de hoje é muito especial, pois é de um livro que aborda um tema super importante e sério, principalmente nas escolas e entre as crianças: o Bullying.

O livro Memórias do Bullying, da autora Tahiana Andrade, é o astro da nossa resenha de hoje. E Depois da resenha tem novidade SORTEIO DUPLO em parceria com o blog As 1001 Nuccias para comemorar o lançamento do livro que será dia 20/11...


O livro Memórias do Bullying, da autora parceira Tahiana A. Borges será oficialmente lançado em 20/novembro pela Editora Novo Século!!!

O evento, com coquetel e sessão de autógrafos, acontecerá na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, às 19:30h:


Acesse o Facebook e confirme presença no evento:



Então vamos conhecer um pouco mais o livro e ler a nossa resenha!!


Memórias do bullying

Gênero: Psicologia/Memórias
Lançamento: 2015
Editora: Novo Século, Selo Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse:
Atualmente o fenômeno bullying/violência escolar tem sido assunto de constante preocupação e discussão entre professores, pedagogos, psicólogos, pais e estudantes em todo o mundo. Isso acontece devido ao crescimento desse fenômeno, que tem feito com que muitas crianças sofram violência física, psíquica e verbal no ambiente que deveria lhes transmitir segurança e socialização: a escola. Com isso, o bullying passou a ser considerado um problema de saúde pública internacional. O livro “Memórias do bullying” aborda o assunto a partir de duas perspectivas: a experiência profissional da autora do livro como estudiosa dos fenômenos psicológicos relacionados ao bullying e; as experiências de ter sido vítima de bullying na infância, corroborando as pesquisas citadas no livro. Dessa forma, os profundos sentimentos e emoções vividos durante os 4 anos em que a autora sofreu com o bullying são narrados em paralelo a estudos inovadores sobre as causas, as consequências e os aspectos psicológicos que envolvem o problema. Em “Memórias do bullying” é possível compreender a definição, as formas e a origem da violência escolar entre alunos, além da percepção sobre o perfil das crianças envolvidas, as consequências na vida infantil e adulta e estratégias de intervenção e prevenção acompanhados de uma história de sofrimento que foi transformada em superação narrada com sensibilidade em trechos autobiográficos.

Acompanhe as novidades de lançamento do livro curtindo sua página no facebook >>








#MemóriasdoBullying #querolerMB #bullying #EditoraNovoSéculo #MB

Clique Aqui Para Comprá-lo



==========



Resenha

O livro "Memórias do Bullying", da autora Tahiana Andrade, traz o tema do Bullyng através da experiência da autora como psicóloga, mas, também, como vítima, por ter sofrido diretamente o Bullying na sua infância e adolescência.
"Quando algumas crianças se divertem à custa do sofrimento de outras crianças, podemos chamar isso de Bullying". 
Nesta obra percebemos como as relações humanas da criança interferem tanto positivamente quanto negativamente no emocional e em todas as áreas da vida infantil. Sofrer agressões, sejam elas do tipo que for (verbal, psicológica ou física) pode fazer com que uma criança tenha grandes problemas de auto-estima, de comportamento, interação etc.
..."Eu não sei dizer se o que aconteceu foi previamente combinado, mas, com certeza, foi o maior constrangimento e a maior vergonha de toda a minha vida. De repente, como em um coral uniforme, todos os alunos daquela turma de 35 crianças começaram a gritar. (...)"
Nesta obra, Tahiana conta episódios da sua infância na escola, e como esses maus tratos (apelidos e exclusão) mexeram e desequilibraram-na enquanto criança. A busca pela aceitação, as constantes humilhações e até mesmo ofensas em relação a sua fé e comportamentos era algo constantemente sofrido por ela no dia-a-dia escolar.



Os tipos de Bullying:
Verbal (ofensas, difamações..)
Físico (Agressão física de diversas proporções)
Psicológico: (Humilhação, rejeição e isolamento)



O livro consta de um material riquíssimo para ser trabalhado nas escolas e em salas de aula, por abordar um tema tão importante e ainda tão pouco discutido no ambiente escolar. 
A obra, além de trazer importantes contribuições a cerca das pesquisas realizadas pela autora em seu próprio depoimento, nos relembra os casos de Bullying na mídia e também maneiras de identificar o Bullying de forma a observarmos melhor os comportamentos dos alunos e filhos.

Apresenta inclusive, estratégias de prevenção, com ações de prevenção ao Bullying, como: conscientização, sensibilização, identificação, punição, proteção e precaução, trazendo sugestões de atividades e materiais a serem utilizados nas abordagens.
Como Pedagoga/Educadora e mãe, identifiquei-me com o conteúdo dessa obra, que muito contribuiu para minha prática em sala de aula e para a vida.



"Quando estragamos alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa"

Músicas Inspiradas por Bullying



==========

Sorteio DUPLO de lançamento do livro!



Isso mesmo, você entendeu! DUPLO! São DOIS kits de livros e marcadores AUTOGRAFADOS a serem sorteados!

Os blogs Clube do Livro e Amigos e As 1001 Nuccias, cheios de empolgação e amizade, para festejar o lançamento junto com a Tahiana, se uniram e organizaram estes sorteios, em duas redes sociais distintas. Para participar é molezinha...

- Residir em território nacional.
- Serão sorteados 2 kits, cada um contendo 01 livro + 02 marcadores, todos autografados.
- A promoção é válida de 10/novembro a 30/novembro.
- O resultado será divulgado no dia 03/12.
- O(s) vencedor(s) tem até 2 dias para enviar endereço completo (com CEP) para o e-mail do blog >> nucciadecicco@gmail.com
- O prêmio será enviado em até 10 (dez) dias. A entrega dos Correios costuma ser em 15 dias. Após este tempo, nada mais poderá ser reclamado.
- O prêmio é individual, intransferível, não passível de troca e não poderá ser convertido em dinheiro.
- Os e-mails dos ganhadores estão preservados e não serão divulgados.
- A participação nesta promoção implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
- Este concurso é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita.




*****

REGRAS >> Lá no INSTAGRAM:

*A imagem oficial disponibilizada no perfil do Clube do Livro.

- Seguir o perfil do livro @memorias_do_bullying
- Seguir o blog @clubecontato
- Seguir o blog @nucciadecicco
- Marcar 02 (dois) amigos por comentário;
- Pode comentar quantas vezes quiser;
- Não vale repetir marcação, usar perfis famosos, fakes ou imaginários, nem morar fora do território nacional;
- Resultado no dia 03/12/2015, via Sorteador.com (um número para cada comentário).

*****

REGRAS >> Aqui no BLOGGER
Acessar o formulário abaixo e cumprir o máximo que puder/quiser:


==========

Conheçam a autora:

BIOGRAFIA



Tahiana Andrade S. Borges é Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas. Atua na área clínica e organizacional. Escreve artigos para diversos blogs e revistas eletrônicas e ministra palestras em empresas, escolas, equipes de saúde e comunidades, sempre com temas relacionados à Psicologia, Comportamento Humano e Bullying. Sofreu bullying na infância, por 4 anos consecutivos, e por isso desenvolveu um interesse especial pelo assunto, dedicando-se a estuda-lo profundamente nos últimos anos. Tem 28 anos, é casada, bahiana de Salvador, apaixonada por livros, música e Psicologia.



Então, quer entrar em contato com a Tahiana? É fácil, basta adicioná-la em suas redes sociais:


 


Então, esperamos qe vocês curtam a leitura! Quem estiver na Bahia, dê um pulinho na Saraiva e pegue um autógrafo com a Tahiana!

A promoção acaba dia 30! Não dê bobeira! Fique de olho!


Lembrando que...
Bullying não é engraçado, não é coisa de criança.
O adulto que se omite é tão culpado quanto o agressor!
Diga Não ao Bullying!
Quem quiser comentar e dividir conosco a sua história mande nos um e-mail
Clubedolivrocontato@gmail.com ou deixe suas perguntas para que possamos usar em uma entrevista com a autora Tahiana Andrade.



Beijos e até a próxima!
Post Amanda Bonatti


Créditos:
Resenha: Amanda Bonatti
Imagens retiradas da Internet
Vídeos: Youtube
Texto da Promoção: Nuccia De Cicco
Diagramação: Giuliana e Nuccia

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.