Amazon
Editora: Modo
SINOPSE
[Resenha Nacional] Mudanças – L. L. Alves
Olá, leitores queridos!
Que tal começarmos o ano mergulhados no polêmico mundo dos teens? Então, nada mais apropriado do que comentarmos sobre o livro “Mudanças”, da nossa autora parceira e ColaborAutora L. L. Alves. Vamos lá?
Gente, vamos combinar que ninguém passa imune pela adolescência. A transição do período da meninice para o de adulto, dificilmente ocorre de forma suave e harmoniosa. É um período de conflitos, mudanças e inseguranças. É a tal da “crise da identidade”, dos conflitos individuais e biológicos, dos hormônios em ebulição, da sexualidade, do desafio contra qualquer tipo de autoridade, da necessidade extrema de vida social e/ou solidão, das transgressões, das eternas cobranças, da fase em que não se é adulto para fazer certas coisas, mas, também, é inaceitável se agir como uma criança, da dificuldade dos pais em lidarem com tais mudanças, pois, afinal, o adolescente é aquele ser contraditório, que desestrutura a família e acaba com sua paz (pelo menos é isso que ouço frequentemente de quem tem um ou mais adolescente em casa). Ufaaa! Será isso tudo mesmo? Difícil, né? Adolescente sofre, e os adultos que convivem com ele, também.
Ano: 2014
Páginas: 186
Idioma: português
Edição: 1ª
SINOPSE
O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de “aborrecência”, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?
Verônica é mais uma dentre tantas "aborrecentes" que conhecemos. Tem 15 anos, é boa aluna e boa filha. Vive com seus pais, Paulo e Sônia e com Pedro, seu irmão mais novo, que é uma simpatia de menino. Moram em uma casa sem luxo, mas confortável, e seus pais, na medida de suas limitações, são atenciosos e carinhosos.
Em “Mudanças”, L.L. Alves narra as férias escolares de Verônica e começa a trama mencionando cenas de um conturbado sonho que insiste em povoar suas noites. O sonho refere-se a uma festa à fantasia que aconteceu em seu antigo colégio. Verônica, que desde esta época já gostava de ser diferente, estava fantasiada de bruxa, enquanto suas amigas, de princesas. Todos se divertiam. As amigas estavam concentradas na visão de um belo rapaz fantasiado de Tarzan e Verônica percebe que um jovem fantasiado de Hobin Hood não tira os olhos dela. Num dado momento, Verônica se afasta do grupo para tomar um refrigerante. O jovem se aproxima e a convida para dançar. Ela responde de maneira grosseira e indelicada, e ele vai embora. A próxima cena da qual se lembra, é a da festa acabando, e como sempre, ela sente-se completamente só. Joga-se no chão e chora. Sempre que tem esse sonho, ela chora. No sonho e na cama. Verônica sente que precisa mudar e crescer, e questiona-se sobre quais passos deverá seguir para alcançar essa transformação.
“Mudanças” tem suas peculiaridades. L. L. Alves usou a estratégia de desenvolver a história não em capítulos, mas em 25 passos, onde cada passo tem um elemento que Verônica precisa “trabalhar”, seja adquirindo-o, aprimorando-o ou despojando-se dele, para que sua mudança aconteça.
A cada passo, a história vai sendo contada e o enredo vai evoluindo. O leitor fica conhecendo a vida de Verônica anterior e pós-festa, a rotina de sua vida familiar, as características e personalidades de seus pais e irmão, suas relações de amizades, as consequências do namoro de Verônica com Jonatas, que, ao mesmo tempo em que lhe deu status entre seus amigos, colocou-a também em uma situação de grande perigo, além de detalhar o surgimento de uma grande amizade e de um lindo romance entre Verônica e Carlos, um garoto maduro, inteligente, com uma visão centrada sobre a vida. Um verdadeiro príncipe encantado, não pelos bens materiais, mas pelo bom exemplo mega necessário aos adolescentes, que normalmente agem movidos por impulso.
Verônica namorava o simpático, bem falante, divertido e bonitão Jonatas, e sentia-se feliz por namorar o rapaz mais popular e desejado da escola. Mas, o que ela e nem as amigas sabiam é que Jonatas, por trás de toda aquela beleza, possuía um lado sombrio e cruel. Verônica foi vítima dessa crueldade e saiu muito infeliz desse relacionamento. Apesar de todo sofrimento, ela ainda não aprendeu muito sobre a vida e continua sendo grosseira e intolerante com quem realmente a ama de verdade.
Neste ponto, a autora cria um cenário dramático, com alto teor de suspense (quase trágico), que prende o leitor, com uma narrativa informal e de fácil entendimento para os adolescentes, o que torna o livro perfeito para esse público.
O leitor acompanha com interesse e curiosidade o desenrolar da trama na expectativa do desfecho. Uma coisa é certa: para ser feliz, Verônica terá que repensar sobre suas atitudes e conduta diante da vida e das pessoas, reconhecendo que as mudanças são necessárias e fazem parte da vida.
“Mudanças” aborda assuntos e conflitos muito comuns ao universo dos adolescentes. É uma história inspiradora sobre família, amizade, amor, decepções, descoberta de valores, dificuldade dos pais em lidar com seus adolescentes, na qual a autora alterna com habilidade cenas do mais puro suspense e apreensão com cenas reflexivas e comoventes. Tudo isso de uma forma alegre, divertida, emocionante e romântica.
A diagramação do livro está caprichada. As páginas são amareladas, os capítulos ou “passos” são introduzidos por borboletas estilizadas. O tamanho da fonte é ideal para quem, assim como eu, tem aversão por letras muito pequenas.
Agora, vocês devem estar se perguntando: e sobre o sonho (que está mais pra pesadelo) que tanto atormentava Verônica, lá no comecinho do livro??? Não conto, não conto, não conto (...hahahaha...).
Ele é o “gran final” que permeia a saída do casulo de Verônica e foi fundamental nas suas mudanças e transformações.
Bem, minha linda e talentosa “amiga-autora”, Luene L. Alves, como sempre, sua escrita me contagiou e satisfez. Espero que você tenha aprovado minha resenha e que ela tenha feito justiça ao seu livro.
Quanto aos nossos queridos leitores, minha avaliação sobre “Mudanças” é:
Para adquirir o E-book, clique AQUI
Bem, se você gostou do livro e/ou da resenha, não se esqueça de deixar seu comentário, pois sua opinião é muito importante para o blog e para a autora.
Créditos:
Resenha: Vanda Costa
Imagens: Tiradas da Internet
Músicas: Youtube
Diagramação: Vanda Costa
Super adoroo a L.L.Alves...a escrita dela é tão envolvente,ainda não li Mudanças mas espero ler em breve.Seus livros são excelentes,a premissa de Mudanças é interessantíssima...quero muito ler haha...Mais uma obra literária nacional de sucesso.Aguardando novos lançamentos dela,confesso que já sou fã da mesma ;)
ResponderExcluirdanisilva7.wix.com/ldsonhos
Grata pela visita, Danni.
ExcluirTambém sou fanzoca da Luene. Assim que puder, leia o livro. Você vai gostar.
Bjs.
Sabe aquelas pessoas que fazem a resenha contando a história toda mais sem soltar Spoilers?! Sério, parece que terminei de ler o livro, agora falta ler de verdade para saber as minucias, pq o que vc fez foi deixar milhares de curiosidades na minha cabeça! E olha que nem sou muito fã do gênero! =O Estou chocada! É meio clichê mais é sincero: adorei sua resenha! Se eu tivesse o livro na estante eu o leria agora mesmo por causa da resenha!
ResponderExcluirBlog Mundo de Tinta
Que bom que você gostou da resenha Agatha. Assim que puder, adquira o livro e leia-o. Você vai gostar. Obrigada pela visita e comentário.
ResponderExcluirBjs.
Oiee ^^
ResponderExcluirEsse foi o primeiro livro que eu li da autora, mas não é o meu favorito. Achei a Verônica muito chatinha, muito dramática e infantil, então acabei não gostando 100% da história. Mas gostei de conhecer a história, vale a pena :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Então Dryh, como falei no início da resenha, Verônica é a típica adolescente que conhecemos, repleta de insatisfações e dúvidas. O interessante do livro é justamente ela ter tido consciência de que, mesmo através de um acontecimento quase trágico, que precisaria promover mudanças em relação a valores e sentimentos para obter a tão sonhada satisfação e felicidade.
ExcluirGrata por sua visita e comentário.
Volte sempre.
Beijos.
Vanda
Olá Vanda, tudo bem??
ResponderExcluirGostei muito de sua resenha, já tinha lido algumas desse livro, mas a sua foi bem mais escrita e contagiante, foi perceptível que você curtiu a leitura, mesmo co a forma diferente que a autora escreveu o livro. Ele foge de minha zona de conforto, mesmo eu gostando de infanto juvenil, mas não tenho pretensão de ler... porque não chamou muito a minha atenção a forma como o livro foi escrito, mas por ser livro nacional eu desejo muito sucesso a autora e que tudo dê certo em sua caminha na literatura nacional... Xero!
Fico feliz por ter gostado da resenha, Diana. Se tiver oportunidade de ler o livro, leia-o. Livros, obras de artes, músicas, peças teatrais e filmes têm uma peculiaridade: você pode ler 500 resenhas ou críticas, que cada uma vai lhe trazer algo diferencial. Só você entrando em contato com a obra, terá sua real opinião e sentimento sobre ela.
ExcluirObrigada pela visita e comentário.
Bjs.
Vanda
Olá!
ResponderExcluirEstou com esse livro para ler e pretendo fazer em breve. A história parece ser maravilhosa e prender o leitor. Quero muito conhecer os personagens e ver essa nova faceta da Luene. Ela se aventura em vários gêneros e quero conhecer todos eles.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Que bom que você gostou da resenha, Suelen. Leia o livro, sim. Acredito que você vai gostar.
ExcluirObrigada por ter vindo aqui deixar seu comentário.
Bjs.
Vanda
Achei muito criativa essa forma de contar a história, trocando os capítulos por passos, já que o centro de tudo é a mudança. Aliás, a adolescência é justamente a fase das mudanças. Eu gosto muito quando vejo bons livros para adolescentes, porque acredito que é nesta fase que, muitas vezes, perdemos leitores por apresentarmos livros que não "fazem a cabeça" da garotada. Estou doida para ler este livro, já notei. Adorei a resenha!
ResponderExcluirQue bom que a resenha agradou. Realmente em alguns momentos de nossa vida mudanças são necessárias, e a adolescência, sem dúvidas, impõe algumas mudanças de comportamento e valores, que na maioria da vezes são extremamente dolorosas e incômodas para quem tem que passar por elas e para quem convive com eles. Também acho super interessante quando algum autor se propõe a escrever um livro que os ajude a entender e a passar por esta fase tão complicada com mais conhecimento e leveza.
ExcluirObrigada pela visita e comentário.
Bjs.
Vanda
Oi, já faz um tempo que acompanho o trabalho da autora e algumas resenhas do livro, mas até hoje não consegui ter interesse nessa leitura.
ResponderExcluirMas curti muito a sua resenha.
Beijos
Kris, fico feliz por minha resenha ter lhe agradado. Li o livro e recomendo para quem precisa entender o porquê da grande maioria dos adolescentes serem tão "insuportáveis". É interessante conhecer as angústias, dúvidas e aflições de quem está passando por este período tão conturbado. Fica mais fácil tentar conduzi-los nesta fase da vida, conhecendo sob o ponto de vista deles o que lhes causa tantas dúvidas e inseguranças.
ExcluirObrigada pela gentileza da visita e comentário.
Bjs.
Vanda
Verônica é a típica adolescente revoltada, arisca, que rejeita simpatias hahaah Eu fui um pouco assim quando adolescente e que fase maluca, hein? A gente tem que "pisar em ovos" pra não fazer nada infantil ou adulto demais e posteriormente levar bronca. Estava achando o livro ok, pela sinopse e resenha, até chegar na parte em que ela mesma se vê na necessidade de mudar. Adoro isso nos personagens.
ResponderExcluir-Mari
Que bom que a resenha lhe ajudou a ter uma opinião favorável sobre o livro. Se tiver uma oportunidade leia-o. Você vai gostar.
ExcluirGrata pela visita e comentário.
Volte sempre.
Bjs.
Olá!
ResponderExcluirSempre acho suas resenhas tão bem elaboradas *-*
A capa desse livro é linda, mas, infelizmente, ele não despertou minha curiosidade. Sabe quando não nos sentimos impelido a ler?
Fico muito feliz que tenha gostado da leitura e desejo muito sucesso a Autora.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Imensamente gratificada por seu elogio, Bruna.
ExcluirVolte sempre.
Beijos.
Vanda
Ah! Eu acho que passei imune da adolescência sim. Não sei se pelo fato de que a vida me fez ter de encarar a realidade do mundo muito cedo, mas não tive tempo para certas crises adolescentes nem momentos aborrecentes. O livro parece interessante, mas pelo que li vou ter muita raiva dessa mocinha, mesmo sabendo que ela irá amadurecer, minhas paciência não vai suportar muito tempo... rsrs... Não seria um livro que eu leria, mas todo sucesso a autora.
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Eu também não tive muita chance de ser uma aborrecente, Raíssa. Sempre tive uma vida muito dura, cheia de responsabilidades e pulei fases da minha vida, mas isso não impede de eu saber que a fase da adolescência é muito difícil e traz dificuldades de convívio para os adolescentes e para quem convive com eles, até porque trabalho com adolescentes e sei como às vezes é complicado. Tenho certeza de que vc não vai detestar a Verônica. Ela é uma boa menina, boa filha, mas que atravessa por momentos de rejeição e baixa estima. Se tiver uma chance, leia livro.
ExcluirObrigada pela visita e comentário.
Vanda
Olha eu já vi várias resenhas desse livro
ResponderExcluire muita gente comentando super bem, mas nunca me chamou atenção acredita?
Cheguei até ver na Bienal de 2014, mas eu não o comprei.
Espero poder pegar em ebook para ler, porque com certeza eu acho que irei gostar
depois do que li em sua resenha. Me parece ser uma estória bastante tocante.
Mas vamos ver né? Com a pilha que tenho aqui ainda para ler, vou ver se encaixo na minha meta de ebooks.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-delirio.html?m=0
Silvana, acho que todos os apaixonados por leitura, têm o mesmo problema: uma lista interminável de livros para ler. Também estou na mesma situação sua. Sabe, sempre ultrapasso minha meta de leitura (no mês, no ano), mas só em números, porque alguns títulos são substituídos por outros, então decidi, que não vou mais colocar metas de leituras em cima de títulos. Vou lendo e pronto. Acho que assim não fico com aquela sensação de frustração. Rsrsrs...
ExcluirGrata pela visita e comentário.
Beijinho.
Vanda
Olá!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro e nem o autor. Gostei bastante da sua resenha, mas a estória do livro não conseguiu me prender :/ dessa vez deixarei a dica passar.
Achei a capa mega fofinha *----*
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Que bom que gostou da resenha, Thayenne.
ExcluirA L. L. Alves além de ser muito talentosa tem a vantagem de escrever diversos gêneros (muito bem). Pena, que ela não leu seu comentário para lhe indicar outros títulos. Se vc não se interessou pela dica de "Mudanças", vou deixar outra dica: procure outros títulos dela e lhe garanto que você também vai se encantar com a escrita dela.
Obrigada pela visita e comentário.
Beijos.
Vanda
Já li algumas resenhas da autora, e mal posso esperar para ler. Gostei bastante da trama e achei legal a forma de narrativa da autora. Espero ler ainda esse ano e gostar tanto como você! rsrs
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Que bom, Dessa, que consegui passar uma boa dica de leitura pra você.
ExcluirAssim que tiver oportunidade, leia o livro, sim.
Grata por sua visita e comentário.
Beijos.
Vanda
Já tinha lido uma resenha sobre o livro, mas a forma como você escreveu sobre ele foi mais completa e me deixou super curiosa. Não é que a história seja diferente do que eu já li, acontece que achei super interessante a forma de contar a história por passos. Gostei disso - foi o que mais me chamou a atenção e fez com que o livro entrasse na lista de desejados :)
ResponderExcluirBeijinhos,
Lica
Amores e Livros
Lica, fico satisfeita por minha resenha ter lhe dado elementos pra que o lvro entre na sua lista de desejos.
ExcluirObrigada pela visita e comentário.
Volte sempre.
Beijos.
Vanda.
Olá flor, tudo bem? Li bastante sobre essa obra ano passado, adoro um bom Teen-lit, mas apesar da sua resenha bem empolgada, não me empolguei muito pela história não, o livro não me fisgou. Mas com certeza assim como você amu o livro e a leitura, terá leitores que ficarão loucos pelo livro e irão amar a leitura também. Desejo todo sucesso d mundo a autora.
ResponderExcluirbjs
Simmeia, se você é fã de livros voltados ao "teenage", acredito que você vá gostar de Mudanças. Vou lhe pedir um favor: se você tiver uma oportunidade, leia o livro e tire suas conclusões porque nem sempre a gente consegue passar para o leitor aquele fator que determina se você vai ler o livro ou não na resenha que fazemos. Eu, por exemplo, já li sinopses de livros, que pela sinopse, não seria um livro que eu gostaria de ler, mas como tinha que fazer a resenha, li o livro e mudei totalmente minha opinião sobre ele. Pode acreditar.
ExcluirObrigada por sua visita e comentário.
Bjinho.
Vanda
Li algumas resenhas positivas sobre esse livro e mesmo parecendo um dramalhão adolescente acredito que a história me cativaria. Agora achei muita maldade sua falar desse sonho no início e no final deixar esse suspense todo, fiquei mega curiosa, rs.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Glaucia, onde tem adolescente, por menor que seja, é obrigatório um drama, certo? Com Verônica não seria diferente(rsrsrs...). Mas a Verônica é do bem. Com certeza você vai curtir a história. Quanto ao sonho, realmente fiquei com peninha dos leitores, mas, de verdade, tentei falar um pouco mais sobre ele, mas só resultava em spoiller, então, desisti. Mesmo sem ter sido a intenção, acho que provocou curiosidade em vocês e, pra "matar" essa curiosidade, só lendo o livro mesmo... rsrsrs...
ExcluirObrigada por ter vindo e comentado.
Volte sempre.
Beijos.
Vanda
Vanda, estou emocionada!! Caramba! De verdade, muito obrigada por todo esse carinho! Acho que foi a resenha mais bem detalhada e mais bem escrita que já li de Mudanças <3 É evidente a sua dedicação e atenção em relação ao enredo do livro e as minhas intenções. Estou emocionada! Obrigada por este presente lindo e por ter me dado novamente esta chance ao ler um livro meu. Beijos, minha linda!
ResponderExcluirp.s.: adorei ter falado do sonho, sem falar nada hahahaha Deixa o povo curioso mesmo! :P
Lu, nada a agradecer. Você sabe que sou fã de sua escrita, e essa resenha, que não estava programada pelo blog, foi uma forma que vi para retribuir tantas horas agradáveis de entretenimento que seus livros me proporcionaram. Fiquei feliz porque você gostou e desejo que você continue produzindo outros sucessos e que muitas outras resenhas de seus livros ganhem espaço no nosso blog. Foi prazeroso resenhar Mudanças. Sucesso, sempre!
ExcluirBeijão.
Vanda
Olá!!
ResponderExcluirSempre vejo a autora sendo comentada por ai! Nunca li nada dela ainda, mas me parece escrever par ao publico mais jovem.
O livro é bem interessante, me parece ter muito a acrescentar aos adolescentes, que fase! A minha adolescência foi terrível kkkkk, pena que na época eu quase não lia...
A capa é linda!!
Bjus
Blog Fundo Falso
Sim, Andréa. O público alvo de Mudanças são os adolescentes, embora seja válido a leitura do livro por pessoas de qualquer faixa etária, afinal, quem não teve ou não tem um aborrecente por perto precisando de orientação e compreensão?
ResponderExcluirQuanto à autora, ela tem outros títulos interessantes de gêneros diferentes para agradar a todos.
Obrigada pela visita e comentário.
Beijos.
Vanda
Olá :)
ResponderExcluirAdoro Jovem-Adultos, principalmente os que tratam das mudanças de adolescentes. Recebi esse livro e estou bem curiosa acerca da leitura, sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre isso.
Amo histórias que nos fazem refletir acerca de algo, e essa parece fazer isso.
Beijocas,
www.segredosentreamigas.com.br