[Resenha Nacional] Metrô - J. Rubberman

Olá, Clubenautas!

Hoje a resenha que vou trazer para vocês me atropelou...
O Nome do livro é "Metrô" (por isso que me atropelou, é um metrô... kkkkkkk... Viu as manhas da guria?)... kkkkkk...
Mas, falando sério, eu às vezes me auto puno por não ler alguns livros antes, e "Metrô" foi um deles.
O livro é totalmente fora da minha zona de conforto, mas como sou uma pessoa que leio sem preconceitos e encaro novos desafios eu li e............. fiquei fascinada!
Por quê?

Bem isso te conto na resenha. Let´s Go!


Metrô - J. Rubberman


Sinopse: Algo que me chocou profundamente durante meu curto aprendizado ao lado de Loan, foi a cena repleta de sangue e ódio em que um homem mata a sua mulher após ter acabado de dar a luz. O recém-nascido foi vitimado na sequência pela fúria incontrolável do pai.
Na ocasião, eu sequer sabia da profusão de sentimentos que envolvem o nascimento de uma criança em uma situação normal. Tão inimaginável quanto, precisa ser o poder de uma força destrutiva contrária, capaz de inverter toda a lógica daquela situação. E mesmo assim, ausente de qualquer sentimento - algo peculiar à nossa raça - jamais esquecerei aqueles momentos tão estranhamente desconfortáveis.
Amor, ódio, alegria ou tristeza. Palavras tão estranhas quanto a sua reação nos humanos, quando analisadas sob a perspectiva de um loren. No seu mundo - se vocês pudessem nos ver - nós seriamos a personificação da energia em tons de azul. Em nosso mundo, vocês chamariam a atenção devido as estranhas reações quando submetidos aos vários tons de energia, em especial a de coloração vermelha. Energia a qual julgávamos ser imunes, até pouco tempo atrás...




RESENHA


Vou tentar contar um pouco da historia mas vai ser difícil, porque o livro é simples e complexo ao mesmo tempo, mas, calma. Vou explicar ou tentar o porquê da minha dificuldade de fazer a resenha de um livro que gostei e favoritei!

O livro começa mostrando a vida dos Lorens, que são seres extraterrestres feitos da mais pura energia. Loan, um Loren centenário está à espera de seu pupilo, o jovem Nim, para passar seus conhecimentos sobre o funcionamento da estação. Na estação chegam as energias captadas na Terra, onde será feita uma triagem entre as boas, que são os Hyacims, e as más, chamadas de Cerven. Elas são colocadas em receptáculos que são chamados de Glens e enviadas para estações em uma espécie de Metrô (por isso o nome)... Parece confuso, mas não é. pois o livro explica de tal maneira que ao ler, você vai se vendo no meio daqueles seres azuis, feitos do mais puro Hyacim.



O Hyacim é a energia de que é feito tudo no mundo dos Lorens, mas, infelizmente, o planeta Tellus, que é de onde eles vieram, se extinguiu e com a extinção, toda a fonte dessa energia também. Eles partiram em busca de outros lugares onde houvesse essa energia. Acharam-na no planeta Terra e constataram que para retirar esse Hyacim do ser humano, só será possível através da morte. Tudo isso é explicado durante os primeiros capítulos e de qual maneira resolveram esse percalço. Até acertar, tiveram vidas de humanos perdidas, que além de perdiam seus filhos, eram preenchidos com a energia vermelha do Cerven.


Pausa.
OBS: Para me adaptar aos nomes muito diferentes aos meus conhecimentos adaptei Cerven a ódio e Haycin ao bem/bondade. Isso me ajudou bastante a não confundir.

Cada Loren tem uma função na estação. Alguns são construtores, outros, cuidam das energias boas e outros, cuidam da energia ruim. Existe, também, os Tchiraulas, que são os sopradores de vida (uma espécie de ser maior, quase uma divindade, que são feitos de muita energia do bem e que dá a vida para os Lorens e os mantém em uma espécie de ordem).


Loam é um manipulador de Cerven. Ele é maior que os outros 
e é um dos responsáveis em levar a energia para armazená-la e separá-la da boa, por isso sua cor é vermelha. Para não dar spoiller, só vou dizer que por motivo de descontrole, Loam tem como missão ensinar Nim,  para que ele ocupe seu lugar.

Acontece, que durante esse ensinamento, um “acidente” acontece e a vida dos Lorens muda drasticamente. O lugar que era de paz, é tomado pela ira de um Loren vermelho que dizima vários. Ao salvar seu mestre, Nim acaba por parar na Terra.

ATENÇÃO ABAIXO PODE CONTER UM POUCO DE SPOILLER!

Lá acompanhamos sua vida que modifica tudo em torno, trazendo a mais pura bondade em uma família que antes vivia em profunda miséria. Essa energia se espalha trazendo mudanças positivas para todos da comunidade. Esse caos que levou acidentalmente Nim para a Terra, também muda as coisas para os Lorens na estação, mas ninguém desconfia de que o pequeno Loren azul esteja vivo na Terra.

Vamos acompanhando as evoluções de Nim na Terra e a da estação simultaneamente. Desenrola-se uma sucessão de historias e dramas isolados aos quais nos apegamos aos personagens, como a Aurora, uma energia suprema a mais poderosa que tem uma breve estadia na Terra, retornando de maneira triste à estação e a pequena Rebeca, que acaba tendo sua triste história se entrelaçando com o pequeno Nim/Ruan (Ruan é o nome do humano onde Nim habita).



Música que combina com a leitura:




Minha Opinião:


 Talvez na resenha eu não tenha conseguido mostrar realmente como o livro é bem escrito, com uma história que é muito intrigante e bem desenvolvida. Os capítulos são curtos e de fácil entendimento, apesar de parecer o contrário devido aos nomes. Rapidinho eu peguei o ritmo e me envolvi com os personagens. 

A Capa é bem condizente com o conteúdo. A diagramação é simples e a letra é em um tamanho confortável para a leitura. Se tem erros, são mínimos, porque não encontrei nada gritante na revisão.

O livro termina dando gancho para a continuação e fiquei imensamente curiosa para saber como o autor desenvolverá as questões que deixou em aberto nesse primeiro volume.  Quero parabenizar o autor pela excelente história que me encantou com a qualidade e criatividade.



J. Rubberman


BiografiaAdriano Emilio de Sousa nascido em 27 de maio de 1973 em Florianópolis, formou-se técnico em telecomunicações e desde muito cedo manteve uma estreita relação com o mundo lógico dos computadores. Atuando hoje como desenvolvedor de sistemas, resolveu se valer da criatividade que naturalmente envolve a profissão e explorar um novo ramo: o da escrita.Adotou o pseudônimo Joshua Rubberman, lançando seu primeiro trabalho: "A Ilha" em 2014 e agora traz uma visão bastante peculiar da raça humana em seu novo livro, "METRÔ" onde conta as percepções da alma humana sob uma perspectiva alienígena. 

ACESSE: SKOOB -  FAN PAGE -  SITE




Espero que tenham curtido a resenha.
Super recomendo essa leitura!!!
Venham para o lado verde e amarelo da força!
Não esqueçam de deixar sua opinião.

GIULIANA


29 comentários:

  1. Achei a resenha forte imagina o livro. Nossa essa história me chamou atenção e pretendo ler, pois no meu ponto de vista deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, bem diferente de tudo que já tinha lido, vale muito a pena a leitura!!
      Beijos.

      Excluir
  2. Hi baby! nunca tinha ouvido falar desse livro mas com a sua resenha o achei muito interessante! a resenha me deixou intrigada para conhecer melhor o livro :) a capa é linda! seu blog é muito fofo, adorei, seguindo ele!

    Liliam Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliam, o livro é ótimo, não é só uma ficção científica tem um fundo que nos faz refletir sobre a humanidade e o bem e o mal.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  3. Ser uma pessoa que lê sem preconceitos é muito bom, acho que o leitor tem um tempo para ler um número grande de gêneros e depois definir alguns parâmetros literários. O livro tem uma capa bonita e um enredo fascinante, não conhecia e adoro ler resenhas de livros diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, eu leio de tudo, amo ser assim, não perco oportunidade de conhecer e me surpreender com o inesperado.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Um livro bem escrito é fundamental! Gostei da ideia dos seres extraterrestres serem pura energia, espro conseguir ler o livro um dia.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do livro é bem diferente de tudo que li, e bem reflexiva.
      Vais gostar, leia.
      beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a capa e como fã de ficção esse livro me atraiu já que parece ser uma fantasia bem estruturada, como você disse. Muitos dos livros que eu favoritei e que como esse, tem um universo único criado pelo autor, tem uma narrativa complexa a qual você deve prestar atenção mas que ao final da leitura vale muito a pena, e pelo visto Mêtro se encaixa nisso :)
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Andy, o universo criado por Rubberman é único, não vi nada parecido, mas valeu a pena cada página, estou ansiosa pela continuação.
      Beijos.

      Giu

      Excluir
  6. Oi Giuliana, não conhecia o livro ainda. Adorei muito a temática e ambientação, assim como o enredo, parece ser muito bom mesmo. Estou super curiosa para conferir de pertinho.

    mreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia que vai amar, se ler me conta o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá! Não conhecia o livro, a capa é linda. Contudo, a premissa não me agradou :(
    Gostei da resenha, bem detalhada!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Lari, mas obrigada pela visita.
      Se ler talvez você se surpreenda.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Meu Deus que história complexa e fascinante, do jeitinho que eu gosto.
    Amei a resenha, me fez ficar super interessado pelo livro.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustava, o livro é tudo isso e mais um pouco, gostei muito de conhecer os Lorens e Humanos e todo mundo novo do Rubberman, leia que vai gostar.
      beijos

      Excluir
  9. oi.
    cara fiquei mega confusa com a história, sei lá, até tem uma premissa interessante, mas não sei se leria no momento.
    a capa no entanto é mt bonita.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capa é linda e tem tudo a ver com o conteúdo, parece confuso os nomes, mas quando engrenamos na leitura nem sentimos diferença.
      Beijos

      Excluir
  10. Eu já tinha visto o livro em algum lugar, mas só vi a a capa, mto bonita por sinal. Mas confesso que ao mesmo tempo que me interessei eu achei a historia confusa, acho que daria uma chance pra entender melhor a historia.
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capa é linda e tem tudo a ver com o conteúdo, parece confuso os nomes, mas quando engrenamos na leitura nem sentimos diferença.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá Giu,
    Não conhecia o livro e só lendo sua resenha, já achei a história forte.. imagina lendo o livro, conhecendo cada parte rsrs eita
    Fiquei bastante interessada e vou procurar para ler.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo bem? Não me interessei pela história, mas gostei do modo como você expressa sua opinião. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que de início não fiquei muito animada, mas achei interessante ser uma história sobre seres extraterrestres e fiquei animada ao saber que é uma histótia bem desenvolvida.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, Giu!
    Achei o livro interessante, espero que quando eu tiver a oportunidade de lê-lo eu curta tanto quanto você! Mais uma vez, parabéns pela resenha e seu está lindo!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sabe aquele livro que você sabe que é muito bom e vai adorar? Pois é, esse é o meu caso com esse livro. Já vi diversas resenhas positivas e não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá Giu!!! Sabe porque eu amo tanto fantasia e ficção? Por que nos proporcionam viver mundos únicos e maravilhosos...Que livro é esse?!! Fiquei mais do que fascinada pelo enredo, conforme fui lendo, já ia imaginando todo o universo que o autor criou, nossa...parece ser uma leitura bem envolvente, que te suga para dentro das páginas....ESpero ter a oportunidade para ler...Sua resenha está show!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ei, Giuli! Sou eu, sua musa!! XD
    Notas-e de longe que você gostou mesmo do livro! Além de ter feito uma resenha exemplar (a maioria é, mas essa tem alguma coisa.. a mais), você deixou bem claro que o livro te conquistou! Isso e todas as vezes em que você comentou sobre o livro no chat! rsrsrs... <3
    Espero que o autor tenha muito sucesso! E que venha a resenha do segundo volume!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  18. Morri de rir Giuli! Claro que o livro sei lá me pareceo, não sei... Não sei se me interessaria, mas valeu a pena ler a resenha e saber mais um pouquinho do livro.
    Mas a sua pausa, me ajudou a entender sua resenha e entender mais ou menos do que se trata o livro e é sempre bom, vivenciar outros universos, e a fantasia sempre nos proporciona isso.
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Me surpreendi com sua resenha porque não imaginava uma história com tantos elementos. A história foge do que costumo ler, mas pesquisei sobre esse livro e fiquei curiosa para entender o que acontece. Alienígenas não são seres que amo nos livros, mas a premissa realmente chamou minha atenção.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.