[Resenha] O Vilarejo - Raphael Montes

Olá, Clubenataus.

Hoje vem mais uma resenha de arrepiar nessa sexta feira treze!
Em poucas páginas o autor Raphael Montes nos presenteia com uma obra assustadoramente boa, que li em poucas horas e não só me surpreendi como virei fã!
Então, vou deixar de enrolação e apresentar esse sucesso do Raphael pela Suma de Letras...
Let´s go!

O Vilarejo - Raphael Montes

Ano: 2015 / Páginas: 96
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


RESENHA


Ilustração do Livro O Vilarejo
Quando a realidade e a ficção se misturam e as questões monstruosas da história passam a ser humanas, prováveis e tão cruéis, que o terror se torna algo vivido.

Eu vou começar dizendo que eu me surpreendi de todas as maneiras possíveis com esse livro. Primeiro, pelo começo deixar um gosto de dúvida sobre a veracidade dos fatos, com uma história macabra e assustadora sobre a origem dos contos.

O vilarejo é uma coletânea de 7 contos, cada um deles correspondente a um demônio que seria o representante de um pecado capital. Cada um deles conta a história de personagens moradores da vila, seus pecados, suas fraquezas e suas maldades.


Ilustração do Livro O Vilarejo
O que levaria uma pessoa a sucumbir às vontades do demônio?
As histórias podem ser lidas fora de ordem, pois são independentes entre si. Cada qual conta com começo, meio e fim. Eu segui em ordem, por uma espécie de tradição minha ler assim, e me surpreendi com o  último conto ser tão interligado com o primeiro e as respostas que estão contidas nele.

No último conto, temos um vislumbre do demônio e do que teria levado ele a amaldiçoar com tamanha crueldade um vilarejo de paz...
A explicação dele é clara como água. Ninguém é corrompido com o mal do demônio. As pessoas que cometeram barbáries e maldades sempre tiveram o mal dentro de si mesmas, o diabo só potencializou o sentimento. Ou seja, se temos o.bem e o mal dentro de nós, cabe-nos apenas decidir potencializar nosso deus ou nosso diabo...


E vocês, qual escolherão alimentar quando a hora da verdade chegar?
Super, ultra recomendo!


SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR RAPHAEL MONTES:

Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.


Siga e Acompanhe nas Redes Sociais:

SKOOB - FACEBOOK - SITE - TWITTWER - INSTAGRAM

Até mais, e não esqueça de comentar se gostou da resenha, beijos e boa sexta feira 13 hahahahah!!


Post Giuliana



Créditos:
Resenha: Giuli
Imagens: Tiradas da Internet
Músicas: Youtube
Diagramação: Giuli

24 comentários:

  1. Gente, cruzes kkkkk não fou fã de livros desse gênero, aliás quase nunca leio livros desse gênero, só se eu estiver muito interessada mesmo. Olha só pela sua resenha eu já fiquei com medo do livro, sou mega medrosa kkkk mas ele me interessou e fique curiosa sim, não prometo que vou ler mas vou ficar de olho nele, ai será que consigo? rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, eu amooo livros assim, deu para reparar né? kkkkkk
      Mas quebre tabu e tente a leitura ás vezes é fã de terror incompreendida hahahahahahah.
      Mas existe outro livro do Raphael que é Dias Perfeitos que não é desse gênero e foi o que o deslanchou, vou ler e trago a resenha, beijos.

      Excluir
  2. Ah, eu queria muito ler este livro, mas agora que você disse que são contos já não quero mais. Não curto livro de contos porque para mim parece que sempre falta algo. sempre tem algo faltando quando leio um deste gênero. Apesar disto todo mundo está comentando maravilhas sobre ele e deu para perceber que você também amou, mas não vou me jogar nesta por enquanto.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos são muito ligados entre sí, são da mesma história na verdade achei muito interessante essa separação e ficou bem diferente, pois podemos ler todos fora de ordem, mas acabarão se tornando parte de um todo. Vale a pena.

      Beijos

      Giuliana

      Excluir
  3. Não costumo ler livros de terror mas estou querendo sair da minha zona de conforto e encarar algumas coisas diferentes. "O Vilarejo" me parece uma boa opção para este meu desafio, primeiro porque é de contos, posso ler um por dia sem me assustar tudo de uma vez, rs, mas sobretudo porque voce falou que o livro é bom de verdade e eu quero conferir!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, o vilarejo é ótimo para ser um primeiro terror, pois é pequeno e não chega ser apavorante, é bem estruturado e por ser dividido em contos fica mais leve.
      Beijos, leia e me diga o que achou, acho que vai virar fã do gênero hahahah

      Giuliana

      Excluir
  4. Olá! Adoro um bom terror, já li tantos cometários positivos e os seus só reforçaram, tenho que ler logo!
    Ainda mais que contos são faceis e rápidos de ler!
    Adorei sua indicação. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!!
      Em umas horinhas tu mata ele facinho kkkkkk (trocadilho com o tema)
      Mas a leitura é bem rica e cheia de surpresinhas.
      Vale a pena ler.
      Beijos..
      Giuliana

      Excluir
  5. Olá
    Estou muito curiosa quanto a esse livro, gostei dessa idéia que ele teve de fazer os contos de forma independente, mas ao mesmo tempo eles se complementarem em uma história única.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, achei isso genial tornou tudo mais tenso e mais leve ao mesmo tempo, só lendo para entender adorei muito mesmo essa leitura.
      Beijos.

      Giuliana

      Excluir
  6. Olá, Giuliana.
    Eu me surpreendi com esse livro também. Logo no primeiuro conto eu já fiquei com o estomago embrulhado hehe. A edição do livro está impecável e o autor cumpre o que promete. É um livro que eu indico para quem gosta do gênero. E acho bem legal o assunto que o autor quis trazer a tona, nem sempre a culpa é do diabo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sil, amei tudo desde as ilustrações ao ponto principal de não culpar sempre o sobrenatural ou à forças maléficas, mas sim nossas escolhas.
      Obrigada pela visita beijos.

      Excluir
  7. Oiee.

    Mesmo tendo certo medo de ler essas tramas mais aprofundadas assim eu tenho curiosidade de conhecer os livros do Montes.
    Gostei muito da resenha mesmo sentido medo dela também, rs, imagina eu lendo o livros

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda esse é um ótimo livro para ler rápido e perder o medo, o conteúdo dele é bem rico, mas as lições na escrita do Raphael são geniais.

      Beijos.

      Giuliana

      Excluir
  8. Nossa... só pela sua resenha já me assustei!
    Apesar de adorar filmes de terror eu não gosto dos livros...
    Mas já li várias resenhas positivas sobre esse livro, e o autor, e fico me perguntando se apesar de não gostar do gênero eu gostaria de lê-lo, as vezes vale a pena arriscar e sair da zona de conforto né?
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Esse livro está se tornando o queridinho da blogosfera e eu estou muito feliz pelo autor! Eu gostei bastante do estilo da obra. Assim, confesso que sou bem medrosa, mas beeeem medrosa mesmo. Mas entre filmes e livros, eu prefiro livros. O que me afasta desse nesse momento é que eu não tô na melhor fase da minha vida então tô lendo muito chicklit. Mas ele já está mais que anotado!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não é meu tipo de leitura favorita, mas já sei que ele está sendo muito bem visto na blogosfera. Vou anotar, pois quem sabe mais adiante posso dar uma chance a ele...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Se um gato preto passasse na minha frente agora, teria certeza que a culpa é dessa resenha!!!! rs
    Não sou fão de ler livros de terror. Na verdade acho que nunca li nenhum.

    Passando pelos blogs da vida, acho que tenho que começar a pensar em adicionar novos tipos de leituras na minha prateleira, se não vou acabar tendo um porre de um unico tipo de leitura! hahahahahaha

    Ficou muito legal como foi colocado o livro, deixou de uma forma em que você fica com aquela curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Caraca.... Amei!
    Eu tenho o livro desde a bienal, mas ainda não botei os olhos nele... Vai ser minha leitura para a noite de Natal! Hahahaha... Parabéns pela resenha, Giuli! Vocês, pra variar, arrasaram! Blog cada vez mais lindo!
    um beijo!
    Nu.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Como fiquei sabendo que o livro é mais suspense que terror, tenho a intenção de ler. Só ouço/leio/vejo coisas boas sobre o autor, e tenho Suicidas na estante, porém ainda não li, me disseram que tem cenas muito forte, estou me preparando psicologicamente para iniciar a leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Lindona estou apaixonada pela capa e pelas ilustrações amo contos são sempre tão intensos em poucas páginas, leio muitos elogios a esse livro, a Editora caprichou com a edição merece parabéns, esse é um dos livros que pretendo comprar no Black se estiver com preço bom. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. MEDO!
    Gosto de livros de terror e gostei de saber que esse é de contos e muito assustador!
    Quero sim ler, só falta coragem kkkkk
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

  16. Olha tenho visto muita gente comentar bem do livro VILAREJO, mas eu sinceramente não curto muito esse gênero de leitura, por isso
    eu CORRO ! hahahaha...Mas mesmo assim achei legal a sua postagem, mas não sou chegada nesses tipos de livros, acho que nos trás muita coisa negativa e os filmes hoje também estão muito exagerados. Eu não sei como as pessoas conseguem ver, sério! Eu fico até com medo =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/livros-que-marcaram-4.html

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao li nada do Raphael Montes, mas sei que elogios nao faltam para falar do trabalho do autor.
    Eu vi o lançamento de O Vilarejo, mas como eu nao gosto nada de terror, para mim nao rola.
    Já dei uma folheada no livro e a Suma fez um trabalho excelente, com mtos desenhos e tudo mais para enriquecer o livro.
    E gostei do que o autor pos no livro, que as pessoas que cometeram a maldade era pq ja tinham o mal dentro delas e nao por causa do demonio.
    Desejo mto sucesso ao autor, e temos que apoiar a literatura nacional.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.