[Apoio Cultural] Projeto Pegaí - Leitura Grátis e Editora Illuminare

Bom dia Clubenautas!

Hoje viemos contar que abraçamos um Projeto lindo de Inclusão Literária chamado Pegaí..

Aliás é com muita alegria que comunicamos que tem muita gente boa e empresa de qualidade e com boas intenções abraçando essa causa!


Conheça e abrace a causa você também!
Todos pela Inclusão Literária! 
Juntos somos mais fortes!

#ALeituraAfastaAIgnorância



Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” aproxima livros sem leitores com leitores sem livros
Iniciativa sem fins lucrativos funciona na cidade Ponta Grossa-PR com a missão de criar o hábito da leitura na população oportunizando que pessoas sem acesso aos livros possam ter o prazer de ler



O Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa-PR e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.


Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais púbicos. “Nós aproximamos livros sem leitores com leitores sem livros”, esclarece Cerutti.


Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas não são aceitos.


O maior desafio quanto à criação do Projeto, segundo Cerutti, foi convencer as pessoas a desapegarem de seus livros. “No começo, a incredibilidade das pessoas na maluquice que eu estava propondo era grande. Todos ficavam desconfiados sobre o que eu ia fazer com os livros”, explica.


Hoje, com quase dois anos de existência, o Pegaí já recebeu mais de 32 mil doações. As obras que chegam são separadas e registradas pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes, onde a população pode emprestar. Não é necessário fazer cadastro, basta encontrar uma estante permanente, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler e devolver nas “Caixas de Devolução” quando terminar a leitura.


A meta do Projeto Pegaí é alcançar o número de habitantes de Ponta Grossa, ou seja, ter, aproximadamente, 345 mil livros circulando na cidade.


“Além do aspecto relacionado ao incentivo à leitura, o Pegaí também fortalece o voluntariado, a solidariedade por meio da doação e o exercício da cidadania, no sentido de incentivar a colaboração entre as pessoas, o doar e o receber, sem ganhos financeiros. 

O Pegaí também reitera na sociedade a importância do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As estantes e as caixas de coleta ou devolução do Projeto, por exemplo, são feitos com material que foi reciclado”, assinala Cerutti.


O Projeto Pegaí funciona com o apoio de mais de 90 voluntários e cerca de 40 empresas e entidades dos mais diversos setores. Consulte no site: pegai.info os locais onde estão as Estantes Permanentes e as Caixa de Coleta (para doação e para devolução de livros). Quem desejar contribuir com o Projeto, deve entrar em contato pelo e-mail: contato@pegai.info.

Projeto Pegaí conta com apoio da Editora Illuminare, que está sempre inovando e apoiando ações de incentivo a leitura...



Editora Illuminare & Projeto Pegaí

VENHA CONOSCO E FAÇA PARTE DESSA EQUIPE EM PROL DA LITERATURA...Emoticon smile
Um momento muito especial para a Editora Illuminare.
Hoje fechamos parceria para apoio total e patrocínio do Projeto “Pegaí – Leitura Grátis”.
"O Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados na estante, privados de serem lidos, juntando poeira ao invés de disseminar conhecimento.
Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, a proposta do projeto é simples: propõe-se às pessoas que doem, peguem, leiam e compartilhem livros."
E hoje fechamos essa parceria M A R A V I L H O S A com esse projeto, e com isso queremos divulgar ao Brasil e ao mundo que somos uma editora que tem como objetivo incentivar a escrita de novos autores e também e INCLUSIVE a leitura onde nos recusamos a nos aliar a leitura apenas para quem pode pagar por ela e não aceitamos apenas a publicação de autores de renome.

Somos todos iguais, e merecemos todos as mesmas oportunidades, por isso mais espaço para novos escritores ainda desconhecidos e MUITO MAIS livros para leitores, sem custo e dificuldade alguma.
Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” aproxima livros e leitores - venha conhecer, envie um livro para nosso projeto e ajude a divulgar e incentivar ainda mais a leitura.
Sabe aquele livro esquecido na sua estante?
Sabe aquele livro que você publicou e sobraram alguns exemplares?
Envie para o projeto e tenha seu livro lido por muitas e muitas pessoas.
Endereço para envio de livros doados (aceitamos livros nosso e usados, qualquer livro de ficção, poesia, crônicas, contos)
Rua Comendador Miró, 1399 | CentroPonta Grossa | PR
CEP: 84010-160
Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” a Editora Illuminare apoia 100%. 

Mais Informações PEGAÍ:


Créditos das fotos (em anexo): Idomar Cerutti.
Pegai(01): Leitores, mãe e filho, aproveitando os livros disponíveis em uma das estantes do projeto.
Pegai(02): Voluntários durante um mutirão para separação e identificação dos livros recebidos em doação.
Pegai(03): Geladeira Literária, localizada na loja do Tozetto, em Oficinas.
-----
Assessoria de Imprensa: Talita Moretto.
Contato: talitamoretto@salaaberta.com | (42) 8815-9473.

Mais Informações Editora Illuminare:

Acesse o site da Editora >> Illuminare.com.br
Curta a Editora Illuminare no Facebook >> Fan-page

Participe! Ajude, divulgue, vamos plantar essa linda semente no coração do nosso Brasil!

Não esqueça de comentar!!

Beijos grandes e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.