[KATE INDICA] Especial Agatha Christie

Oi, clubenautas!

Uau... Quando a Giuliana (amiga <3) falou que eu devia fazer um especial sobre a Agatha Christie no blog fiquei super emocionada. Para quem não sabe, a Rainha do Crime é uma das minhas autoras favoritas desde os 8 anos. Sim, o primeiro contato que tive com ela foi ainda criança com o livro “Cartas na Mesa”. E não parei mais.
Nessa semana, mais precisamente no dia 15/09, Agatha estaria completando 126 anos... Por isso, nada melhor do que homenageá-la. 

Agatha Christie

Agatha Christie é, e sempre será, a Rainha do Crime. Soberana dos romances policiais, vendeu bilhões de livros pelo mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente pela Bíblia e por Shakespeare. 
Em 1971, Agatha recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico. Faleceu em 12 de janeiro de 1976, de causas naturais, aos 85 anos de idade em sua residência (Winterbrook), em Wallingford, Oxfordshire. Foi enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon.
Além de um patrimônio avaliado em 20 milhões de dólares, deixou algumas obras prontas, publicadas postumamente, como Um crime adormecido, sua Autobiografia e a coleção de pequenas histórias Os casos finais de Miss Marple, Enquanto houver luz e Problem at Pollensa.
Ao todo, é autora 66 novelas policiais, 163 histórias curtas, duas autobiografias, vários poemas, e seis romances “não crime” com o pseudônimo de Mary Westmacott. Pioneira em criar desfechos impressionantes, verdadeiras surpresas para os leitores, seus textos seguem fascinando as novas gerações.






 Como consistirá a minha homenagem? Decidi escolher meus 5 livros preferidos da Rainha do Crime e listar para que conheçam. Porém, antes quero dizer como essa autora influenciou a minha própria carreira de escritora. Os motivos estão justamente neste trecho escolhido.
Admiro a forma como Agatha lidava com a psicologia humana, como conseguia transportar para os livros verdadeiras pessoas que encontramos aqui e acolá em nossas vidas, dar a cada personagem um manto que o tornava tanto admirável quanto suspeito. Ler Agatha Christie é, de fato, aprender sobre a vida e os motivos que levam cada um de nós a sermos o que somos. Além de que você não consegue largar o livro até saber se acertou ou não o maldito culpado. 
Então, tentei usar isso para mim. Chego à conclusão de que um dos meus pensamentos, que baseiam a minha Saga A Herdeira, veio de tudo que aprendi com ela:


(Acho que a capacidade de ela enxergar as pessoas com outros olhos me fez pensar dessa maneira). 


Minha personagem preferida é a Miss Jane Marple e por essa senhorinha tão amada e esperta que criei a avó da Kate. Ok, elas não têm nada em comum quanto à personalidade, diria que a única coisa que as liga é a sabedoria advinda com a idade. 

Agora vamos ao meu TOP 5!



5. Testemunha Ocular do Crime

Após um dia de compras em Londres, Elspeth McGillicuddy pega um trem para o interior da Inglaterra, onde deve se encontrar com a amiga Jane Marple. Instalada na primeira classe, ela observa a paisagem, até que outro trem passa no mesmo sentido e, por um instante, as janelas dos vagões se alinham. Ela vislumbra a imagem de um homem estrangulando uma mulher. Na estação, ninguém acredita em Elspeth, e nenhum cadáver é encontrado. Mas Miss Marple não se dissuade fácil. Para investigar esse mistério, ela contará com o auxílio do seu sobrinho-neto David e de Lucy Eyelesbarrow, uma carismática personagem que faz neste romance sua única e marcante aparição.

4. O Caso dos Dez Negrinhos ou E Não Sobrou Nenhum
Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

Curiosidade: A série Harper’s Island foi inspirada neste livro da Agatha e... preciso dizer que amei?? 




3. Cartas Na Mesa
Mr. Shaitana é famoso pela extravagância das festas que promove, bem como pelo sutil e incômodo temor que inspira a todos os que o rodeiam. Razões suficientes para instilar as maiores reservas ao recatado Hercule Poirot. Mas quando Shaitana revela ao detetive considerar o assassínio como uma forma de arte e seguidamente o convida para jantar, Poirot não resiste e aceita o convite, curioso que está acerca da misteriosa ?coleção? do seu anfitrião. Fazendo jus à fama que o rodeia, Shaitana consegue que a festa supere todas as expectativas.
De fato, o que começa por ser uma absorvente noite de bridge vem a transformar-se num jogo de vida ou morte.




2. Um Passe de Mágica
Coisas estranhas têm acontecido em Stonygates, antiga mansão de Carrie, velha amiga de Miss Marple. A casa vive repleta de pessoas, pois a família de Carrie é numerosa e, além disso, o lugar abriga uma escola-reformatório para crianças carentes e delinquentes. Três crimes acontecem na mansão: o marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, o enteado dela é morto e a própria Carrie quase é envenenada. Será Miss Marple capaz de proteger a sua amiga e ajudar a polícia a desvendar a identidade do criminoso?




1.             A Noite das Bruxas
Durante os preparativos de uma festa de Halloween, na pacata cidadezinha inglesa de Woodleigh Common, a adolescente Joyce Reynolds vangloria-se de ter, certa vez, presenciado um assassinato, sem citar nomes. Ninguém acredita na história, pois a menina era famosa por suas mentiras. Por coincidência ou não, a jovem é morta na mesma noite, durante a festa. Chocada com o terrível crime, uma das convidadas, a escritora Ariadne Oliver, pede ao famoso detetive Hercule Poirot, seu amigo, que descubra quem é o assassino.




O Caso dos Dez Negrinhos ficou na casa da minha mãe...




E você? Já leu Agatha Christie? Quais os seus preferidos? Vamos compartilhar essa paixão... rs


Até a próxima <3
Beijinhos.
Kate
Nascida e criada no Rio de Janeiro, Katerine Grinaldi já visitou lugares que não estão nos mapas convencionais. Isso graças ao seu amor pela literatura, tanto no ato de ler como no de escrever. Encantada com histórias que fazem pensar e por personagens de apaixonar, Katerine decidiu criar outros mundos para que leitores – como ela - pudessem visitar. Advogada, ela não abandona um de seus maiores prazeres: escrever. A Herdeira, seu primeiro livro, foi lançado na Bienal do Livro de 2015.

CONTATO: FACEBOOK - GRUPO NO FACEBOOK - SKOOB - WATTPAD - AMAZON

2 comentários:

  1. Oi Kate linda do meu coração!
    Parabéns pela postagem ficou the best!!
    Um dia vou ler outro livro da autora, pois o único que li não foi o mais entusiasta heheheh.
    Beijos!!

    Giu

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaah... Amei o poster, li 3 livros dela e me apaixonei. Pretendo comprar todos dela, pq peguei emprestando. Kkkkkk
    Leitura maravilhosa dos livros. 😍😍😍😍

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.