Amanda Bonatti

[Bienal Open Books] Entrevista x Resenha Amanda Bonatti

domingo, agosto 30, 2015,0 Comments

Então, hoje para finalizar aqui (pois, amanhã ainda teremos BOB nos outros integrantes do GBU), trouxemos a querida membro desse clube, a autora....

AMANDA BONATTI

Nesse post especial com a primeira resenha do livro SOS Mamãe de Primeira Viagem e uma entrevista maravilhosa com essa autora que é pura simpatia!

PRIMEIRA VIAGEM - AMANDA BONATTI - ANO 2015 - TRIBO DAS LETRAS - MÉTRICA PINK


Sinopse:  O que vem pela frente após a confirmação de duas listrinhas cor de rosa ou a palavra positivo em um exame de gravidez surpreende e quase sempre gera um turbilhão de sentimentos e dúvidas, principalmente quando tudo é novo e as transformações ocorrem a todo momento, o corpo se prepara para ser: mãe.

Estar grávida é viver uma aventura mágica de transformação, com choros e emoções à flor da pele. Uma aventura que leva a aprender o significado do amor incondicional, iniciando no momento da descoberta da gravidez, passando pelo nascimento e estendendo-se por toda a vida.
Embarque nesta aventura que é ser mamãe de primeira viagem, para recordar ou descobrir os dramas e a comédia que é ser mãe.

RESENHA 


Um livro escrito com todo coração por uma mãe de primeira viagem,  mas com a sabedoria e intuição que só Deus é capaz de dar. Ri, relembrei e questionei-me em vários momentos durante essa leitura.

No final, fiz o que toda mãe faz ao se deixar levar pelas emoções da descoberta desse dom da maternidade:  me emocionei!  Parabéns, amiga Amanda Bonatti, pela sensibilidade que retratou em  SOS mamãe de Primeira Viagem, com a descoberta de ser mãe. Viajei nas memórias da minha experiência contigo.

"Costuma-se comentar por aí que filho deveria vir com manual de instruções, não é mesmo? Mas o fato é que eles não vêm. No entanto não se desespere. Existe, sim, esperança para pais e mamães de primeira viagem. SOS MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM aborda temas relacionados à gravidez, ao parto, aos cuidados com o bebê após o nascimento e com humor e leveza narra as aventuras que toda mamãe vive durante esta nova caminhada. Uma obra onde as leitoras vão se comover com algumas histórias, identificar-se com outras tantas situações, rir de si próprias, pensar sobre a maternidade e rir-se à gargalhada com situações por que todas nós já passamos."                                                               

Ler este livro foi como acompanhar de perto uma pessoa tão querida, (como é a autora) vivendo esse momento fantástico e mágico que é a gestação. Foi tão real que por muitas vezes senti vontade de conversar com ela em tempo real, como fiz no Wattpad (bendito Wattpad que nos dá oportunidade de conhecer histórias lindas e reais como esta)!

Amiga, se antes eu já sabia que o seu talento com a escrita era mais que apenas criatividade,  hoje tenho a certeza de que é um dom.  Você é uma mãe escritora que faz tudo com o coração, desde a criação de seu pequeno filho de sangue, até aos gerados através de seus dedos, no papel.

Obrigada por me dar o privilégio da sua amizade,  parceria,  companheirismo  e de confiar em minhas maluquices.
Obrigada por tudo, sempre, Amandinha. Te amo do fundo do meu coração  <3

ENTREVISTA




1 - Como você encara a crítica ao seu trabalho?
De forma positiva. Acredito que as críticas são até mesmo necessárias para o amadurecimento do autor e da sua obra, por isso empre considero a opinião dos meus leitores e reflito sobre críticas e sugestões que chegam até mim.

2 - Como você avalia o mercado literário no Brasil?
Pelo o que tenho observado os brasileiros estão lendo mais, influência da mídia e de filmes e séries que conquistam as pessoas primeiro como telespectadores e depois como leitores. A leitura de livros em formato digital (pdf e E book) também cresceu de forma considerável e acho isso ótimo, o importante é que tenhamos cada vez mais leitores independente do formato.

3 - Toda história tem um processo de construção. Como esse processo acontece com você?
Eu não sei exatamente como ele acontece. Tudo o que vivencio, estudo e leio, faz parte da construção da minha identidade e constroi a minha escrita. Então, acho que o meu processo criativo vem da vida mesmo, das coisas que observo, dos sentimentos que tenho e das coisas que imagino, gosto da escrita sensível e poética então sempre procuro ouvir aquilo que vem de dentro para me inspirar.

4 - Você promove seu(s) trabalho(s) através das redes sociais. Como você avalia a importância das redes sociais na promoção de seu(s) trabalho(s)?
Todas as mídias sociais são muito importantes para a divulgação do trabalho do escritor. É um campo de mediação que coloca o autor mais próximo do seu leitor, amplia os horizontes e pode levar seu trabalho a ser visualizado por muitas pessoas. É louvável o trabalho de blogueiros que trabalham em prol da divulgação de autores ainda sem um grande público leitor, auxiliando na divulgação, fazendo resenhas e parcerias quer tendem a ser muito positivas quanto um apoia o trabalho do outro.

5 - O que você sentiu quando teve sua primeira obra publicada?
Foi incrível, o sonho do primeiro livro publicado é uma conquista muito importante para todo escritor. Confesso que também fiquei um pouco perdida, pois, quando lancei meu primeiro livro não recebi nenhum tipo de assessoria, não sabia ao certo por onde começar, como fazer aquilo dar certo e da minha obra chegar até o leitor de forma efetiva. No entanto as coisas fluíram naturalmente e com o meu primeiro livro (poesia) consegui resultados maravilhosos nas escolas da minha cidade. Fazer um livro chegar nas mãos das crianças e jovens doi o melhor presente que recebi após a publicação da minha primeira obra.

6 - Só autores consagrados conseguem sobreviver exclusivamente da literatura. Como você faz para se manter e arranjar tempo para se dedicar à literatura?
É verdade. Sou professora e escrever sempre foi um hobby, uma grande paixão que tenho desde muito nova, mas não tinha muito tempo para focar muito nesta área justamente por trabalhar muito. No entanto após ser mãe decidi dar um tempo na minha carreira como Professora e me dedicar à meu filho, família e escrever, hoje tenho como ofício apenas a escrita e esse tempo tem sido fundamental para que novas histórias nasçam e que eu possa desenvolve - las.

7 - Quando e como se deu seu primeiro contato com a literatura?
Muito cedo, quando criança e minha mãe lia para mim, depois na escola, quando aprendi a ler e me encantei com os livros da biblioteca da escola. Acredito que esse contato com a literatura desde criança é muito importante para o construção do leitor e também do escritor.

8 - Atualmente, os autores se utilizam de leitores betas. Como você avalia a importância desses leitores no desenvolvimento da obra?
São muito importantes pois eles fazem a leituta crítica da sua obra, olham por uma perspectiva diferente da sua, conseguem ver possíveis furos na história, erros, repetições, enfim, tudo aquilo que o autor não percebeu. Durante a escrita do meu segundo livro " Sos mamãe de primeira viagem" tive o auxílio de leitoras Betas e o resultado foi maravilhoso, um beijo para elas: Vanda Costa, Giuliana Sperandio e Gabriela Espíndola.

10 - Qual foi o último livro que você leu?
Crianças Francesas não fazem manha da autora Pamela Druckerman. Um livro que fala sonhe a forma francesa de educar seus filhos e sobre as transformações causadas pelos filhos na identidade da mulher.

11- Foi mamãe quando, tem apenas um filho?

Engravidei aos 25 anos e meu filho nasceu no dia 29/07/2013. Eu estava com 26 anos. Hoje tenho 28 anos.

Tenho apenas um filho. Eduardo, que hoje está com 1 ano e 10 meses e que me fez descobrir a linda emoção de ser mãe.

12- Durante quanto tempo escreveu o livro Sos mamãe de primeira viagem?


Escrevi durante 1 ano e meio registros em forma de Diário, que depois foram reescritos, e editados para ganhar forma de livro, ficando mais completo. O livro ganhou alguns capítulos extras, notas de rodapé e uma diagramação linda.



13- Que dia será o lançamento?


O lançamento de "Sos mamãe de primeira viagem", será no dia 04 de Setembro as 16:30h na Bienal Internacional do livro, no Rio de Janeiro. No estande da Tribo das Letras - P20


14 - Em quais livrarias se encontra os exemplares? Também há digital?

No site da Editora, nas Livrarias cultura; Martins fontes e Amazon digital e físico e também na Americanas.

15 - Qual a importância dos blogs na divulgação de suas obras?
Super importante, no meu caso específico é de uma importância imensa, pois aumentou o meu campo de divulgação e de interação, abriu as portas para um mundo literário que é imenso. Sinto - me extremamente grata ao Clube do Livro pela oportunidade, amizade e parceria que expandiu os meus horizontes como autora e me aproximou de tantos leitores e amigos escritores.

16 - Muitos blogs e leitores se utilizam de resenhas para comentarem sobre livros. Eu, particularmente, acho uma temeridade, pois tenho lido cada resenha amadora, sem critério e qualidade, que influi negativamente na opinião dos demais leitores. Como você avalia esse método utilizado para divulgação de seus trabalhos?
Acredito que é sempre necessário estar atento aos blogues e parcerias que fazemos. Resenhas devem ser bem feitas, construídas com muito comprometimento e respeito ao autor.
Ainda não tive nenhum dos meus livros resenhados, por serem obras recentes, Sos mamãe de primeira viagem ainda será lançado no mês que vem, mas acredito que toda parceria deve ser avaliada com cuidado. Vale à pena pesquisar o trabalho dos resenhistas para avaliar a postura do mesmo diante das resenhas tanto descritivas quanto críticas.


17 -De onde surgiu a ideia de lançar o segundo livro e com um tema tão diferente do primeiro?


Desde que descobri que estava grávida comecei a fazer um registro, uma espécie de Diário, para que sempre pudesse ler e relembrar essa etapa tão importante em minha vida, que foi a primeira gestação. Depois que meu filho nasceu continuei escrevendo, tudo o que vivia era novo e eu sentia vontade de ler relatos de outras mamães e conversar com outras grávidas.

Vi que muitas mamães de primeira viagem também tinham as mesmas dúvidas que eu e que gostavam de compartilhar suas experiências na internet, interagindo com outras mães. Então comecei a postar meus registros em capítulos numa rede social de leitura online (Wattpad) para que outras pessoas pudessem ler. O Diário foi ganhando forma de livro e então resolvi enviá-lo à Editora Tribo das Letras, que gostou da proposta do livro e me convidou para assinar contrato e publicar a obra, a qual dei o nome de "SOS mamãe de primeira viagem".

O meu primeiro livro de poesia "Ah!mar Itajaí" ainda me traz muitos frutos, é um livro recentemente lançado (2013) e como ele tem um tema fortemente ligado com a minha cidade, faço bastante divulgação e visitas em escolas para falar de poesia, que é e sempre será minha grande paixão. Acredito que com esta nova obra  e com essa perspectiva diferente poderei atingir mais leitores e divulgar ainda mais meu trabalho. Escrever é minha grande paixão.


É isso aí foi um prazer responder as perguntas, muito obrigada! Beijos Amanda Bonatti

Venha prestigiá-la na BIENAL RJ 2015

FACEBOOK - FAN PAGE SOS  - G+ - SKOOB - WATTPAD - BLOG  

 Conheçam os blogs integrantes do GBU:



Genteeeeeeeeeeee o BOB está na reta final nos blogs, mas em breve teremos o evento!!!
Terão sorteios, bate papo, e muita informação...
Participem e convide os seus amigos!!
Acompanhem tudo pelo evento AQUI !  E Não percam nadinha!!
Beijos e até mais!

Não esqueça dos três C...
Curta, comente e compartilhe!!

You Might Also Like

0 comentários:


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.