[Dicas Escritores] O fazer literário: um exercício contínuo de criação - Por Amanda Bonatti

Oi oi Clubenautas! Sempre me perguntam o que eu faço quando surge aquele famoso e temido "branco", o vilão dos escritores.
Este ano ministrei uma palestra para um Laboratório de criação Literária com o foco na Leitura e produção criativa de textos e, novamente fui questionada sobre o que fazer quando olhamos para um papel em branco, precisamos e queremos escrever,  mas nada nos ocorre....
Organizei então alguns exercícios de escrita criativa com o objetivo de desenvolver não só suas técnicas ortográficas ou gramaticais, mas também sua capacidade de criação.



“O gênio é composto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Thomas Edison


Para começar: se comprometa com a qualidade do conteúdo, mas deixe de lado o excesso de autocrítica, ok? É hora de desbloquear a mente e deixar as ideias fluírem.

1. Escolha uma pessoa que você conhece e escreva uma frase descrevendo-a detalhadamente (desde os atributos físicos até a sua personalidade). Isso vai lhe ajudar quando for tiver que descrever por exemplo, personagens de um conto, romance).
2. Escreva uma autobiografia com cerca de 100 palavras. Falar sobre si mesmo nunca é fácil, isso vai exigir que saiba escolher as palavras certas sem se alongar demais no texto, ou seja, ser conciso.
3. Escreva seu testamento. Liste todas as realizações de sua vida. Você pode escrever como se você fosse morrer hoje, ou daqui a 50 anos. (Esperamos que seja em 50 anos mesmo hahaha).
3. Faça uma descrição de seu quarto, com cerca de 100 palavras. Como são os móveis, as cores da parede, os tom da cortina, o chão, a iluminação..
4. Escreva uma entrevista fictícia com você mesmo, como se fosse para uma revista famosa e em seguida responda a entrevista. Você precisará organizar seu pensamento, procurando não ser repetitivo.
5. Pegue um livro e abra em qualquer página, depois escolha um trecho que possa ser base para uma cena ou história que você queira escrever. Essa pode ser uma boa dica na hora que um branco surgir, às veze suma simples palavra pode desencadear várias ideias.
6. Pegue uma parte de um livro e reescreva em um estilo diferente, pode ser um romance gótico, de ficção ou ainda uma história de terror. Isso exigirá que você saia da zona de conforto, explorando textos que ainda não havia ousado escrever.
7. Pegue um texto que você tenha escrito em primeira pessoa e reescreva-o em terceira pessoa, ou vice-versa. Este é um ótimo exercício de escrita e muito mais complicado do que parece. Prepare-se para encarar os tempos verbais de frente rsrs.
8. Tente relembrar da sua mais tenra infância. Escreva tudo que puder lembrar. Reescreva como uma cena, usando sua perspectiva atual ou, se conseguir, usando a perspectiva da idade que você tinha.
9. Escreva uma descrição, com no máximo 200 palavras, de algum lugar. Você pode usar quaisquer elementos sensoriais. Descreva como se sente, como são os sons, os cheiros e os sabores de lá. Tente fazer uma descrição de forma que as pessoas não percam os detalhes visuais, mas sim, que consigam ver através das suas palavras.
10. Vender um animal de estimação. Faça um anúncio vendendo uma aranha como um exercício. Pode ser qualquer outro animal. Seja atrativo no anúncio.
11. Escreva uma carta para você mesmo no futuro. O que você quer dizer? Depois guarde a carta, será legal relembrar.



Espero que as dicas possam ter ajudado. Boa escrita e adeus "branco".

Beijo
Amanda Bonatti

Para pensar: Criatividade não se aprende, mas se estimula. Treinamentos objetivam a aprendizagem de técnicas criativas e estimulam a capacidade inventiva, descobrindo assim, valores que por vezes estão escondidos e que podem vir à luz. Todas as pessoas são criativas, portanto, todas devem acreditar neste potencial que existe em cada uma e se manifesta pelo sonhar acordado, pela intuição, pela curiosidade e pela capacidade de inovar. A criatividade depende de três fatores: inteligência, emoção e imaginação produtiva. Se quisermos ser criativos, precisamos estimular isso toda vez que se manifesta, aproveitando as boas ideias em nosso trabalho, com paciência e disciplina, ou anotando-as.


Um comentário:


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.