Apoio Cultural
[Entrevista] Hospital de Livros do Pegaí
Hospital de Livros do Pegaí
Sim, é isto mesmo que você leu no título deste post, "Hospital de Livros". A ideia faz parte do Projeto Pegaí e traz uma proposta maravilhosa: recuperar títulos danificados e fazer com que voltem para as mãos dos leitores. Confira na entrevista concedida por Idomar Cerutti.
Clube do Livro: Idomar, você nos contou sobre a inauguração de um Hospital de livros dentro de uma penitenciária. Nos conte como este trabalho é desenvolvido.
Idomar: Desde outubro de 2015 estamos dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – PR, auxiliando um projeto de incentivo à leitura chamado “Remissão pela Leitura”. Neste projeto, os detentos são convidados a participar de aulas e sessões de discussões sobre leitura. Eles leem e ganham remissão de pena. A função do Pegaí é ajudar com mais títulos de livros.
Em maio de 2016 eu propus para a direção da unidade para resolvermos uma problema nosso que são os livros danificados. Nós do Pegaí iríamos conseguir equipamentos, dar capacitação para os detentos e eles iriam restaurar nossos livros danificados, sendo essa ação positiva para todos. Todos saem ganhando.
Assim as atividades do Hospital de Livros do Pegaí Leitura Grátis teve início na PEPG no mês de junho de 2016. Hoje são dez apenados atuando e mais de 200 livros restaurados.
A seguir, alguns links de reportagens que foram veiculadas sobre esse trabalho:
O objetivo é simples dar nova oportunidade para livros e pessoas. Essa é a missão do Hospital de Livros. Para chegar ao Hospital, os livros precisam estar com todas as páginas. Livros sem capas valem. Estes ganham novas encadernações, algumas desenhadas a mão livre.
Veja o vídeo:
Clube do Livro: Como foi/está sendo a receptividade dos detentos com o projeto de recuperação de livros?
Idomar: Os detentos foram selecionados pela direção da unidade prisional, foram convidados e aceitaram, receberam capacitação e se dedicam muito. Eles fazem o trabalho com muito cuidado. Tem orgulho do que fazem, e do trabalho realizado. Cada livro recuperado ganha uma etiqueta de identificação do restaurador. Eles adoram este reconhecimento.
Assista ao vídeo:
Os detentos além de fazerem a recuperação dos livros também tem o contato com a leitura dos títulos recuperados? Qual o papel de transformação que o Projeto tem para os detentos?
Os detentos já tinham acesso aos livros, por meio da escola e do projeto remissão pela leitura. Mas com o Hospital, o gosto pela leitura aumentou. Como pode ser visto no vídeo que mostra o desenho das capas, as vezes eles precisam ler para saber o que desenhar. Além disso, os livros ajudam a manter os detentos ocupados com boas coisas, eles gostam muito.
Clube do Livro: Para onde vão os livros recuperados?
Idomar: Livros do Pegaí Leitura Grátis retornam para a sociedade, para nossas estantes. Livros da biblioteca da penitenciária ficam para eles. Além de resolver um problema do Pegaí, o Hospital de livros resolveu um problema interno da PEPG. Os livros de capa dura não podem entrar dentro da unidade, por motivos de segurança. Agora esses livros passam pelo hospital e ganham uma capa dentro das regras do Sistema Penal. Assim os detentos ganham mais títulos para se ocuparem.
Já estamos recebendo livros de outras unidades prisionais, que depois de restaurados ou com as capas trocadas retornam para suas origens. Em uma próxima fase iniciaremos um processo de restauração de livros de bibliotecas de escola públicas.
Clube do Livro: Como despertar o gosto pela leitura, transpondo o hábito de ler para o gosto de ler?
Idomar: Só vejo uma forma para isso, expor os novos leitores aos livros, quanto mais cedo melhor. Livros não devem ficar escondidos, eles devem ficar próximo dos leitores. Acreditamos que livros parados nas estantes não mudam a vida de ninguém.
Clube do Livro: Algo que queria acrescentar:
Idomar: "Livros só fazem sentido se estiverem nas mãos dos leitores, sendo lidos".
Entrevista
Por Amanda Bonatti
0 comentários:
Algumas regrinhas:
. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)
Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.
Volte sempre ^^
Clubenetes.