[Especial Mulheres] Mulheres na Literatura - L. L. Alves

Oi, pessoal, tudo bem? Dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e nada melhor do que falar das incríveis mulheres da nossa literatura! Não, não mencionarei Clarice Lispector (Laços de Família), Cecília Meireles (Ou Isto ou Aquilo) ou Lúcia Machado de Almeida (O Escaravelho do Diabo), apesar de serem escritoras renomadas e eternizadas em nossa literatura; hoje será o dia de autoras menos conhecidas que me surpreenderam com seus textos e me encantaram com os temas abordados em seus romances e contos.

Confesso que não foi fácil decidir quais autoras escolher. Ao pesquisar por escritoras da atualidade, surpreendi-me ao perceber que leio mais mulheres do que homens e que é crescente o número de escritoras batalhando arduamente pelo seu lugarzinho ao sol. O mundo ainda é extremamente sexista, essa é a verdade. Ainda sofremos com a desigualdade de gênero, dentro de casa e em nossas vidas profissionais. A maioria dos nomes reconhecidos no Brasil como escritores que "merecem ser lidos" ainda são homens (analise esse tipo de matéria e conte quantas mulheres existem em comparação aos homens para ver se estou mentindo). Esse preconceito sem fundamento está enraizado principalmente na literatura fantástica e em todos os seus ramos. Ainda há a concepção errônea de que mulheres só sabem escrever sobre sentimentos e amor; que uma batalha sanguinária e cabeças sendo decepadas são de pose exclusiva dos homens...

Bom, tenho uma novidade para quem pensa assim: você não poderia estar mais enganado!!!!! É por isso que nesta postagem especial sobre as mulheres na literatura, resolvi fazer uma compilação de algumas escritoras que tive o prazer de conhecer e de suas obras super-hiper-mega fantásticas! Lembrando que muitos de nós (me incluo nessa) não nos focamos em apenas um gênero, podendo transitar entre vários, mas sem deixar a fantasia de lado. Antes de começar, queria agradecer a postagem da Camila Villalba em seu blog, que me inspirou a fazer esta compilação <3  Então vamos lá??

1 - Jéssica Anitelli


Quem me conhece, sabe que tenho uma paixonite aguda por esta escritora hahaha Conheci seu trabalho um pouco antes de 2014 e fiquei completamente extasiada com seu cuidado com a escrita e preocupação em trazer assuntos que façam o leitor sair da sua zona de conforto. É uma escritora que foi do erótico à fantasia e à distopia, com muita habilidade.
Conheça sua distopia País Imerso em parceria com Allan Cutrim:



2 - Giuliana Sperandio


Como não falar da dona deste blog maravilhoso que é capaz de nos fazer suspirar e sentir frio na espinha quase um minuto depois?! hahaha O jeito alegre e divertido da Giu me cativou desde o princípio, mas sua habilidade na escrita e em desenvolver uma trama me ganharam por completo. É uma autora fissurada no terror, mas também arrisca histórias fantásticas e sobrenaturais. Se ainda não leram, estão perdendo tempo!
Conheçam Através da Escuridão, antologia de contos de terror em parceria com outras autoras nacionais que tive a honra de revisar:


3 - Juliana Skwara


Falando em terror... Conheci a Ju do Novos Escritores faz um tempinho e fiquei imensamente feliz com o lançamento do seu livro na Bienal do Rio ano passado. Como esperado, ela não decepcionou!! Trouxe Maratona no Terror para nos deixar com os cabelos da nuca em pé e para nos entretermos com seu jeito leve de contar uma história, mesmo sendo recheada de terror hahaha Vale a pena ficar por dentro das novidades.
Conheçam Maratona do Terror:


4 - Camila Pelegrini



Que tal sair do gênero terror e ir para o gênero distopia? Foi assim que conheci a minha gêmea de alma <3 hahahaha Além da Camila ser uma das pessoas mais queridas que tive o prazer de conhecer, ela escreve muito bem e traz questionamentos extremamente importantes em suas obras. Suas histórias não são feitas somente para divertir, mas para ensinar e nos emocionar no instante em que começamos a ler. Se ainda não conhece, fica a dica!
Conheça Sombras do Medo:


5 - Juliana Daglio



Por fim, mas não menos importante, escolhi mais uma Juliana (rs), que também tem livros publicado pela Arwen ♥ Sendo psicóloga, é capaz de abordar em seus enredos questões como depressão e loucura, que infelizmente ainda são um tabu na nossa sociedade. Já tem diversos fãs enlouquecidos (brincadeirinhas a parte haha), e sei que tem muito a oferecer para nós.
Conheçam O Lago Negro:


Bom, gente, para não deixar esta postagem muito longa, paro por aqui. Essas cinco mulheres fantásticas escrevem histórias que enaltecem o melhor e o pior do ser humano, procurando divertir, instruir, emocionar e fazer seus leitores saírem de sua zona de conforto. Infelizmente ainda ficaram muuuuitas outras de fora. A verdade é que eu poderia ficar um dia inteiro comentando sobre todas que conheço que seria pouco! Existem diversas mulheres talentosíssimas na nossa literatura, especialmente aquelas que não são muito conhecidas. 

Portando, deixo um pedido para vocês: não se foquem em vitrines de livraria ou somente naquilo que está sendo divulgado nas mídias. Procure, pesquise e dê uma chance para os autores nacionais contemporâneos menos conhecidos. Seja no gênero fantasia, terror, suspense ou mesmo no romance mais doce já criado, nós, mulheres, temos muito a contar a nossos leitores. Que nunca nos falte inspiração ♥

E você, tem alguma escritora nacional para indicar? Comente!!! Espero que tenham gostado do post. Até a próxima!


Abraços,
L. L. Alves





6 comentários:

  1. Oiii Lu, caramba me senti mega honrada com a citação no meio de tantas estrelas, com certeza não merecia tanto, mas obrigada pelo apoio incondicional que você me dá sempre.
    Obrigada pela sua amizade!!!
    Te amo Lu 💓
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo! Uma homenagem realmente linda mesmo! Conheço a escrita da Giu, gosto muito, acho ela incrivelmente talentosa, sem contar que a personalidade é maravilhosa. As outras autoras conheço mas, ainda não li nada delas. Uma autora? Pode duas? Você Lu, tem uma escrita encantadora e virei fã. A outra é a Nuccia de Cicco, a escrita dela é maravilhosa e intensa, já era fã como amiga, agora sou fã como leitora também... Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que post incrível Lu, amei cada palavra.
    Uma autora nacional que eu indicaria? Acho que todas dessa lista com alguns acréscimos. Amo a Lena Rossi, uma amiga minha que escreve maravilhosamente bem rs. fML Pepper, Katerine Grinaldi,Lara Smith, Paula Mesquita, ai gente tem muitas rsrsr. Vou me conter e parar por aqui. Parabéns pelo post inspirador <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, super curti a sua postagem e tenho que concordar com vc, de fato, só falou verdades. Está vivendo no mundo da lua quem não consegue ver exatamente o que vc disse sobre os autores masculino x as autoras, espero que um dia essa diferença acabe. Algumas das obras que vc mencionou tive o prazer de conhecer e realmente, Camila e Giu são maravilhosas! Outras quero ler ainda e outros são indicações que anotei aqui agora. :D

    Tem autoras realmente maravilhosas nesse nosso Brasil e que venham mais e mais! Não vou mencionar nomes pq acabarei esquecendo de alguém. XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    Tudo o que faz diz/faz/escreve é lindo!
    Obrigada por me incluir nessa lista, e por me deixar fazer da sua lista de leituras e de amizade <3

    ResponderExcluir
  6. Lu, sem palavras para dizer o quanto você é luz, linda e sucesso!! Amooooooooooo!!

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.