Os Filhos da Tempestade - Rodrigo de Oliveira [Resenha Nacional]

segunda-feira, maio 08, 2017,21 Comments


Título: Os Filhos da Tempestade
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Planeta
Páginas: 336
Ano: 2017
Gênero: Aventura, Suspense, Fantasia.













Olá, pessoal! Olha eu aqui de novo pra falar de outro livro do Rodrigo de Oliveira! O que posso fazer se adoro tudo que ele escreve? Hahaha E além disso, tenho a honra de anunciar aqui a primeira resenha do novo livro dele, "Os Filhos da Tempestade"! Tive o privilégio de ler uma cópia enviada pela editora Planeta assim que a pré venda saiu, e sinto que a leitura foi ainda mais especial por eu ter em mãos um encadernado como esses.
Comecei a lê-lo na sexta a noite e terminei na madrugada de domingo (que já era segunda, na verdade rs).
Os filhos da Tempestade é totalmente diferente da "pegada" da saga de As Crônicas dos Mortos, aliás, até a escrita está ainda mais trabalhada, na minha opinião. Eu gosto muito da escrita objetiva do Rodrigo, e aqui, apesar disso, ele consegue retratar muito bem os sentimentos dos personagens, seus medos, receios, pensamentos, porém, sem deixar espaços para enrolação.
Temos um grupo de adolescentes do conservatório de música que embarcam do Rio de Janeiro com destino aos EUA, mas que, por causa de uma turbulência no avião (ou seria o destino?) causada por uma repentina tempestade, tem seus planos jogados literalmente por água abaixo. O avião cai na região do famoso Triângulo das Bermudas e é aí que suas vidas mudarão para sempre. De uma maneira inexplicável, eles vão parar em uma Ilha misteriosa. 






Cansados, com fome, e principalmente apavorados, decidem explorar o lugar, já que pedir socorro parece inútil. Terem que se adaptar para sobreviverem a um lugar desconhecido e com condições rudimentares, não será nem de longe o pior desafio. A Ilha, é cercada de mistérios e forças místicas - inclusive malignas! Podem ficar tranquilos que isso não é um spoiler. Logo no início o autor nos apresenta a responsável pela maldição do triângulo das Bermudas, e ficamos cientes de que algo sobrenatural paira por ali. Achei fantástico a forma com o autor criou sua própria lenda do lugar, envolvendo uma bruxa e entidades demoníacas. Aliás, apesar de não ser um livro de terror, tem umas partes bem macabras e podem causar arrepios. Talvez, o fato de eu ter lido a maior parte de madrugada tenha contribuído para essa sensação funesta haha. É bem perturbador. Rodrigo não poupou na hora de descrever o lado sinistro envolvendo o mistério da Ilha do diabo (esse é o nome encantador do lugar rs). 





Outra coisa interessante, é que podemos observar uma mudança  na narrativa que difere da introdução, onde conhecemos Carol Smith (a temida bruxa), e a passagem para os personagens que irão protagonizar a história. Ou seja, há uma diferença de linguagem entre essas duas partes - ainda que sutil. Como a primeira se passa no século XVII, antes de 1700, a narrativa se assemelha a uma forma mais antiga de falar, inclusive onde não há diálogos, e dessa maneira, conseguimos nos sentir realmente naquela época, no meio da caça às bruxas. Mais de uma vez, durante a leitura, também percebi uma evolução na escrita do autor, que já era excelente desde a primeira vez que o li. 
Agora, falemos dos personagens. A maioria são adolescentes, porém, com personalidades bem moldadas. Muitos deles, agiam de modo mais maduros pra idade, até. Em geral, são pessoas boas, solícitas, porém, a convivência e o confinamento em um lugar onde forças ocultas trabalham para cumprir a maldição, é capaz de embrutecer até a pessoa mais sensível. E veremos isso ao longo do livro. 





Assim como a questão do mocinho e o vilão oscilarem e por vezes trocarem de posição, pois, não há nenhum mocinho na verdade. Todos são vítimas  de algo maligno, ficando assim em um ponto entre os dois lados da natureza humana. São influenciados, ainda que em doses menores, a pensar primeiro em si próprios, ser capaz de fazer qualquer coisa para se proteger e buscar vingança, esquecendo que no fundo não são animais tão racionais assim. 
E a pergunta que me fiz diante desses acontecimentos foi: Será mesmo que somos civilizados por que temos nossos princípios e esse pensamento fala mais alto, ou porque não fomos colocados à prova ainda? Bem, fiquei na dúvida mesmo. 
Veremos a inocência ser perdida, alianças se formando, amizades desfeitas e laços sendo criados. E assim, nascerá um líder de onde seria menos provável. Também presenciaremos, entre tantas transformações, a maior força que habita no ser humano se manifestar recorrente durante o livro; o instinto de sobrevivência. 
O que mais posso dizer desse livro incrível? Que em pouco mais de trezentas páginas foi capaz de contar uma história fascinante. Preciso contar que houve uma coisa, que me deixou cismada durante toda a leitura. Foi algo que os personagens diziam constantemente, e eu refletia porque o autor tinha colocado aquilo ali, mas sem desconfiar jamais do verdadeiro propósito. E então, no final, eu entendi. E terminei o livro chocada com a verdade. 


(Evolução da capa do livro) 


Tive vontade de voltar a algumas partes pra saber se era mesmo verdade. Confesso que quando comecei a ler, nunca imaginaria uma trama assim, com tantos mistérios. Fiquei contente pois o final preencheu as dúvidas e lacunas que foram levantadas, embora, a minha ideia do que iria acontecer não tenha sido concretizada, e espero que o autor aborde essa parte no próximo livro! Sim, tem continuação! Os fãs de séries podem se animar haha.
Pra falar a verdade, eu gostaria muito que tivesse sido um livro único, se terminasse daquele jeito (tirando a parte que dá a entender a sequência) ia ser fantástico! Já estaria perfeito. Gosto de finais imprevisíveis e que choquem a gente. Porém, como tem uma continuação, eu já aguardo ansiosamente! Agora, não faço ideia de como as coisas seguirão, não depois desse final arrebatador.
Aos que ficaram curiosos para ler o livro, eu digo sem medo; garanto que vão ter uma experiencia alucinante! A trama é regada de mistérios, aventura, suspense, ação, uma dose de fantasia e até um triângulo amoroso que envolve o sobrenatural! "Os Filhos da Tempestade" veio pra ser um sucesso e está esperando por vocês! 
Vou deixar aqui as redes sociais do autor, pra conferirem todas as novidades!


Siga seu perfil no Facebook: Rodrigo de Oliveira
Compre o livro AQUI

Beijos da Sah!

You Might Also Like

21 comentários:

  1. Oi, Sa.

    Parece uma ótima história. Estou ansiosa para ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu gosto do gênero fantasia,e é difícil uma obra me cativar assim só pela resenha, mas adorei, de verdade, o que você falou sobre a construção das personagens que são ambíguas e representam bem esse caráter dual do ser humano, adoro narrativas assim!!
    Não conheço o autor, mas já anotei a dica! Espero que o lançamento seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo sempre arrasa, adorei a resenha bem convidativa. ��

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar desse gênero não me atrair muito, sua resenha tão positiva me deixou bem curiosa e até um pouco curiosa para conhecer mais afundo essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sabrina Maria!!! Tudo bem?? rs
    Adorei a sua resenha. Você realmente gosta desse autor! HAHA... E confesso que esse livro me interessou bastante!! Mais um pra lista de desejados! Haha

    Beijinhos!!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Oii! Gostei muito da resenha. E parece que você é bem fã do autor haha
    A forma como você escreveu me deixou muito curiosa pra ler. Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente maravilhoso esse livro!! Doida para ter o meu!! Amei a resenha!! Esse livro cm certeza será mais um sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. OI!!


    Parabéns pelo exemplar e por essa amizade tão profunda com o autor. ENfim, não li nada do autor, mas confesso que gostei do enredo proposto por ele e das lendas construídas para exemplificar a estória. Tudo parece bem atraente e o fato do macabro me deixou um pouco assustada. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ah que lindo, e eu já quero ♥
    Amei a resenha e com toda a certeza vou adquirir esse exemplar lindo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Menina! Eu gostei de tudo desde a capa.
    E sua empolgação já fez com que eu anotasse e fui ver no link de compra mas está somente na Saraiva né, minha expectativa é que pudesse ter e-book na Amazon.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Não conhecia, mas não me chamou a atenção, porém pra quem curte o gênero vai adorar!

    ResponderExcluir
  12. Oiê... menina do céu... fiquei super curiosa com a premissa deste livro viu... estou vendo muita divulgação. Eu gostei muito do título principalmente por que os meninos vão parar no triângulo das bermudas. Curti demais. Xero!

    ResponderExcluir
  13. Eu estava na dúvida sobre o conteúdo da história e agora, finalmente, sinto que poderei me jogar na leitura assim que tiver o livro em mãos! Gostos dos zumbis, mas mistérios, maldições, reviravoltas e bruxas ganham de lavada! Gostei de ver que o autor mesclou a linguagem de acordo com a época e que evoluiu em termos literários. Gosto muito das suas resenhas!! Beijo, Sá!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Se eu amei? Claro! Amo livros nesse gênero, com histórias bem construídas! E você disse Bruxa? É claro que estou dentro! Gostei da capa, a premissa me cativou demais, gostei dos elementos da trama que você apresentou e com certeza lerei este livro, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Ainda não conhecia esse autor e me surpreendi porque o livro parece ser maravilhoso. Esse gênero é um dos que mais gosto. Achei bacana essa forma de vilões e mocinhos oscilarem nos seus "cargos". Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li um livro do Rodrigo, mas depois de tudo que você falou, fiquei com muita vontade de conhecer. Adoro histórias que sabem trabalhar bem a dualidade entre heróis e vilões. Aliás, esse livro está nas cortesias do skoob, eu já me inscrevi no sorteio. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  17. Amo livros que nos surpreendem, que quando começamos a leitura não imaginamos que ia ser tão bom ou tão profundo. Me interessei muito neste livro porque ele é assim, a sua resenha valorizou muitos pontos que eu amo e o que posso fazer além de ler o livro?
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bom?

    Adorei a resenha! O livro parece ser muito bom, vou colocar na minha lista.
    Não imagino como adolescente, que tem os hormônios a flor da pele, poderiam se juntar para passar por tudo isso juntos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Já li o livro, estou esperando a continuação pois adorei o livro os filhos da tempestade

    ResponderExcluir
  20. Até hoje espero a continuação um dos melhores livros que já li

    ResponderExcluir
  21. Vocês ficaram sabendo que o livro vai ser relançado por outra editora? Parece que vão ter uns brindes e o autor colocou uma postagem no Instagram dele para quem já leu ajudar a escolher qual a cena que vai ser a capa do livro.
    E também anunciou que vai ter o livro 2 pela mesma editora que está relançando o 1!!! S2

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.