[ColaborAutoras] Sebo Fernandes - uma história sobre depressão e superação, L. L. Alves

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Sou a Luene, mais conhecida como L. L. Alves, e partir de hoje trarei vários temas relacionados ao mundo da literatura. 
Por quê? Porque sou uma das ColaborAutoras do Clube do Livro! UHUL! \o/ 
Quando a Giu me convidou para fazer parte desse time de feras, nem acreditei! É uma honra estar aqui. Obrigada, meninas! Espero que vocês gostem das minhas loucuras!

A DEPRESSÃO


Bom, como post inicial, decidi falar sobre um tema que aflige mais pessoas que do que imaginamos: a depressão. A depressão é uma doença séria, um distúrbio afetivo, que pode estar presente em todos nós, em nossos familiares e amigos. Infelizmente, ainda hoje é um tabu, um assunto que tentamos fingir que não existe e que muitos classificam erroneamente como “frescura” ou “mimimi”. A depressão deve ser tratada como uma doença como outra qualquer e requer muita atenção de todos nós.

No meu romance new adult “Sebo Fernandes” resolvi lidar com esse tema, escolhendo a perda como alicerce fundamental. Em “Sebo Fernandes”, há uma família que foi desfeita em virtude do falecimento do pai. Mãe e filha não se reconhecem mais e ambas passam por momentos conturbados e difíceis, onde não sabem mais como reatar o vínculo perdido. Luciana Prestes, a protagonista, perdeu o pai na juventude, o que ocasionou em uma mudança de atitude em relação às pessoas. Após dois anos de transformações drásticas, ela não deseja mais ter vínculos afetivos com ninguém, exatamente pelo medo de perdê-las. Por outro lado, sua mãe, Mônica Prestes, não soube lidar com a morte do marido e porto seguro para todas as horas e trancou-se em seu próprio mundo, regado ao álcool e a indiferença contra a vida, inclusive a própria filha.

Apesar de estar ciente de que a depressão pode vir de várias formas, algumas relacionadas com traumas de infância, como abuso e violência, resolvi lidar com esse assunto específico por experiência própria. Eu, escritora L. L. Alves, sofro de depressão e apenas tomei consciência disso há alguns anos, depois de uma crise. Sendo assim, posso dizer que muitos de nós, e me incluo nessa lista, ainda tem problemas em aceitar a perda, especialmente daqueles que amamos.

O objetivo de “Sebo Fernandes”, portanto, é de mostrar ao leitor que ele não está sozinho nessa jornada e que a depressão precisa ser discutida! Precisamos abrir os olhos para aquele amigo que parece “apenas um pouco deprimido”, para aquele familiar que não quer sair de casa ou permanece tempo demais chorando ou indiferente aos momentos felizes da vida. Não podemos dizer à pessoa que sofre de depressão que “logo vai passar”, que ela “só precisa sair, tomar um ar” ou mesmo que “tem que parar de bobagem, pois a vida é linda”. Cada ser humano lida com seus problemas, dores e tragédias de uma forma específica e diminuir sua aflição não a ajudará em nada, apenas irá piorar o quadro dessa pessoa.

Se alguém que você conhece parece estar sofrendo dessa doença, não ignore, não vire o rosto ou revire os olhos, acreditando que ela só está tentando chamar atenção. Pergunte o que você pode fazer para ajudá-la, mostre que você está ao lado dela e procure ajuda profissional, que é o mais importante. Não é feio, nem errado, nem demonstrará fraqueza. Estar ciente de que possuímos um problema e que precisamos de ajuda é o primeiro passo para o tratamento.

Para finalizar, deixo abaixo a sinopse desse meu romance dramático que está atualmente sendo postado gratuitamente pela plataforma Wattpad e todos vocês podem ler sem nenhum custo! Em breve também o disponibilizarei na Amazon para aqueles que gostam de ler em seus dispositivos de leitura.


[capa provisória]

Título: Sebo Fernandes

Autor: L. L. Alves
Ano: 2015
Adicione no >> Skoob
Leia de graça no >>  Wattpad

Sinopse: Luciana Prestes tem dezoito anos e perdeu a capacidade de se relacionar com as pessoas. Prefere a monotonia do quarto e o aconchego dos livros a festas lotadas ou idas ao cinema. Não é mais a mesma desde o falecimento súbito do pai, que deixou-a com uma mãe depressiva e instável, ambas à mercê de um relacionamento conturbado. Luciana decide se isolar e se fecha em seu próprio mundo, dentro de sua própria bolha, ao lado de personagens intrigantes e fictícios.

Ao término do ensino médio, contudo, Luciana recebe a proposta de Rosângela, sua antiga professora de português, para estudar em um cursinho pré-vestibular com o apoio de Henrique, seu sobrinho recém-formado em Letras que prende sua atenção desde o primeiro instante. Entre perdas e dificuldades, Luciana se encontrará no antigo e maravilhoso Sebo Fernandes, e irá descobrir que o sonho de ser uma revisora profissional não está tão longe de se realizar.

Será que Cristiane finalmente deixará de importuná-la? Seu medo de se relacionar continuará o mesmo na presença do sedutor Henrique Fernandes? Entre discussões com a mãe e estudos regados a olhares provocantes, ela não será mais a mesma.

Luciana Prestes vive em uma bolha... E ela está prestes a estourar.



Espero que tenham gostado desse primeiro post! 
Fiquem ligados que...
Eu voltarei!!


  
Beijos!
L. L. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.