Auto-Biografia

[Semana Pérolas] Dia #03 - Resenha Nacional - Pérolas de Minha Surdez - Nuccia De Cicco

quarta-feira, março 16, 2016,28 Comments

Olá gente!!
Avisem para Ludmila que é hoje!!!
Miga sua louca! A Primeira resenha de Pérolas??... Sim sinhô, mi zifia, afinal eu fui beta¹ (Beta: Leitora que lê em primeira mão para dar toques antes de ser publicado, morram de inveja...hihihihi)!!
Bem, eu nem vou dizer que indico o livro, já to falando isso há três dias, caso não tenha se convencido até hoje, leia a resenha e tire a prova dos 9.
Deixa de enrolação e bora saber mais sobre essa super auto-biografia!
Let´s go!


Antes vamos relembrar sinopse?

Pérolas da minha surdez - Nuccia De Cicco

ISBN-13: 9788568175347

ISBN-10: 8568175341
Ano: 2016 / Páginas: 122
Idioma: português
Editora: wwlivros
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

Book Trailler





RESENHA

O livro "Pérolas de Minha Surdez" pode, a primeira vista, parecer apenas mais um livro autobiográfico, ou até mesmo de crônicas bem humoradas, escrita sobre o complexo mundo silencioso, sem som.
Mas, não se deixe enganar um só minuto pelo título, que poderia muito bem se chamar "O Som do Coração", ou "Cale a Boca e Veja o Mundo ao Seu Redor", porque se pararmos para analisar, quantos de vocês que estão lendo essa resenha tentaram imaginar uma vida sem o som? Só por 5 minutos te convido a tapar bem os seus ouvidos e a imaginar que você de uma hora pra outra perdeu a audição. Música? já era. Esquece...! Ouvir a voz de quem você ama? Esquece...!
Coisas triviais da vida como  campainha, interfone , telefone, pessoas conversando em casa, televisão , escola, trabalho e, em fim,  até mesmo atravessar a rua sem poder ouvir a buzina, virou um desafio. Tudo na sua vida totalmente virado de cabeça para baixo porque, de repente, a sua vida mudou por causa da ausência do som. Como conseguir dar a volta por cima de tantas dificuldades inimagináveis para aqueles que não passaram por isso?

Nascer sem nunca ter podido ouvir algum som deve ser bem ruim, mas a falta que deve fazer perder um sentido tão natural, deve ser terrível.

Aí eu te pergunto o que fazer quando isso acontece?

(A) senta e chora
(B) se faz de vítima e se entrega à mercê da sorte
(C) luta contra o mundo e enfrenta-o para vencer cada obstáculo


Se você escolheu a alternativa ( C ), parabéns!! 

Você seria exatamente como a autora desse livro: uma pessoa linda, bem humorada, bióloga doutorada, belly dance, divertida, escritora, blogueira.... e surda! 

Mas peraí!  Você deve tá achando que eu estou de sacanagem ou que tudo isso ela conquistou antes da surdez.
Tisc, tisc, tisc, não sabe de nada, inocente! 

A Nuccia perdeu a audição aos 27 anos enquanto ainda cursava a faculdade. Ela que sempre amou a dança, o som e a vida viu sua vida dando uma virada da água para o vinagre.  E o que que a gente faz quando a vida te dá vinagre? Ela aproveitou e fez uma boa salada...
Lutou e luta até hoje, não desistiu e vemos cada passo dessa luta neste livro. 

Eu posso dizer que aprendi muito do mundo sem som, no qual a vida fica muito mais complicada e cheia de preconceitos . 

A Nuccia é a segunda pessoa que conheço e que é surda. A outra que conheci também é uma guerreira e criou a filha sozinha, trabalhando duro e sempre com sorriso no rosto. Eu falava com ela através de sua filha que escutava e falava normalmente. Infelizmente eu nunca soube a linguagem de sinais. Descobri através deste livro que nem todos os surdos conhecem essa linguagem e, também, que ela não é universal (cada país possui a sua).

O que posso dizer desse livro que tive a honra de betar e agora estou resenhando? Bem, eu ri, me emocionei e passei a ter vergonha de reclamar muito da minha vida. Pensei que era um livro de superação, mas na verdade, como ela mesmo disse no livro, ela não superou, e sim, teve que aprender a lidar com a nova situação.


Eu o classificaria com uma leitura de lição para enxergarmos mais além dos nossos problemas. Conhecer algo que pode acontecer com você ou com quem você ama a qualquer momento, para entender que a limitação está no entendimento humano e não na capacidade da pessoa. Você pode tudo, se você lutar. A vida não precisa ser congelada e nem seus planos extintos. Você terá caminhos mais difíceis? sim, mas a chegada será vitoriosa.

Outra lição que aprendi é que mesmo que você ache que conheça as pessoas que estão a sua volta, sempre haverá mais e mais a para se aprender. O que somos na vida senão meros aprendizes engatinhando por uma eterno conhecimento, até que um dia tudo se acaba mas o mundo continua em um ciclo eterno de reviravoltas?

Leia e aprenda que a vida é muito mais do que os  nossos conhecidos conceitos, que devemos ter sempre o coração livre de preconceitos, preenchido apenas por amor e motivação.
Recado para autora:

"Nuccia, eu te conheci por acaso, nesse mundo louco da internet. Aprendi com você, com a essa leitura e com sua amizade mais do que imaginei quando aceitei resenhar o seu livro. O termo que te define, com certeza, não é superação, mas sim, motivação. Você é uma pessoa que irradia uma chama de energia que contagia e ilumina a todos que convivem com você, mesmo de longe, como no meu caso.
Eu te admiro muito pela sua força, mas muito mais pela sua alegria, seu bom humor e pela amizade leal que dedica a todos que te cercam.

Eu te amo demais, mulher. Parabéns pelo livro e por ser essa pessoa maravilhosa.
O que fazemos daquilo que a vida nos faz?
Você fez o melhor!"

Gostou?? Então corra e pegue o seu ainda na pré-venda  com brindes!AQUI


Fique por dentro de tudo! Siga a autora nas Redes Sociais:

Facebook -  Fan Page de Autora -  Blog 1001 Nuccias - Page 1001 Nuccias - Twitter  -Instagram  - Google+  - Canal Youtube -Skoob perfil - Skoob Autor - Wattpad  - Widbook 

O QUE ESTÃO ACHANDO DESSA SEMANA? DEIXE SUA OPINIÃO!!
BEIJOS E ATÉ AMANHÃ COM MAIS UM POUQUINHO DE PÉROLAS!
Confira a programação e não perca nadinha!!!
14/03 - Apresentação da autora, do livro, da pré-venda e outras obras.
15/03 Curiosidades e quotes.
16/03 -  Resenha 
17/03 - Entrevista.
18/03 - Divulgação do lançamento e sorteio do livro.
19/03 - Lançamento no RJ, evento presencial. Link >https://www.facebook.com/events/1556730997950819/



   Não deixe de participar da promoção do aniversário comunitário que está rolando aqui no Blog, basta clicar Aqui e você será redirecionado para a postagem da promoção. 
Participe e boa sorte!


You Might Also Like

28 comentários:

  1. Aimeodeos!!!! A primeira resenha de Pérolas ever ever ever!!!!!
    Se não fosse sua eu ia ficar muito chateada!!! Pra variar, você me fez chorar (pela duocentésima vez?) e meu coração dar saltinhos de alegria (tava mais pra cambalhotas tresloucadas)... Você é mil, um amor de pessoa, uma amiga do fundo do útero (peito é coisa pra fracos)...!!!
    Love you!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii Jesus a autora mais linda veio ver minha resenha *-*
      Nu, obrigada pelo aprendizado e pela amizade.
      Ler sua história foi um prazer e uma honra, te amo mulher!
      beijocas na ponta do nariz!

      Excluir
  2. Giuuu arrasou na resenha, cara eu to encantada com essa semana de posts mara!! to acompanhando aqui e no LT e ta uma postagem melhor que a outra, conhecer mais da Nuccia e sua obra tem sido muito legal, espero poder comprar o livro dela, e revê-la na bienal de SP *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dai!!
      Que legal que você está gostando!!!.. <3
      Tenho maior fé que você vai conseguir comprar o livro! Preste sempre atenção em possíveis promoções! Quanto à Bienal, estou correndo atrás! É muito provável!!! XD
      bjs!!

      Excluir
    2. Oi Dai linda, obrigada, o livro da Nu é recheado de ensinamento e muitas risadas.
      beijocas quando ler vem me dizer!

      Excluir
    3. Obaaa o/ vou ficar de zoiooo e torcendo pra rolar encontro na bienal o/
      Giuuuu gatona, podexa q conto *_*

      Excluir
  3. Amei a resenha, Giuli <3 A Nu é uma linda, sempre simpática e prestativa e queria muito tê-la conhecido na Bienal. Quem sabe consigo ir ao lançamento? :D :D
    Acho que o livro dela deve ser realmente um aprendizado, fiquei emocionada só ao ver o book trailer e a resenha. Acho que vai servir para muitas pessoas perceberem que tudo na vida tem uma saída, basta estarmos vivos. Parabéns, Nu, pelo lançamento <3 <3
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kate, sua linda!!!!!
      Tenta mesmo aparecer lá no sábado!! Vou amar!! Quero te abraçar desde a Bienal e nada de você!!...
      Obrigada por tudo!... Palavras lindas pra um coração saltitando de felicidade! <3
      bjs!!!

      Excluir
    2. Oi Kate linda, pois é, tive que secar muitas lágrimas lendo, mas a Nu é pura alegria e transformação, e esse livro mostra que não importa as adversidades, a força vem de dentro.
      beijos grande e vá no lançamento e beije ela por mim!

      Excluir
  4. Resenha linda, Giu. Super emocionada.
    Não vejo a hora de dar um abraço nesta mulher fodástica.
    Se Deus quiser, vou ter a honra de estar no lançamento, Nu.
    Orgulho de vocês, Giu e Nu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandinha!!!
      Foi um prazer enoooooooooorme te conhecer no lançamento!! Queria muito, mas muito mesmo ter tido mais tempo de conversar com você! Espero de coração que o livro te encante!... um beijo!

      Excluir
  5. Oi!
    Fiquei muito emocionada com sua resenha e louca para conhecer melhor a história da Nuccia. É tão bom termos exemplos de superação e força, servem de inspiração para gente. E pelo jeito, a autora é uma pessoa linda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Linda e gotosa, obrigada, de nada!... To zuando... rsrsrs
      A Giu é muito suspeita! Ela se apaixonou por mim! Não consigo escapar desse louvor! XD
      Obrigada por tudo!

      Excluir
  6. Olá!

    Que linda resenha!!! Gostei de saber um pouco mais da vida da Nuccia. Ela é um exemplo de pessoa que venceu, apesar das adversidades!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kam!
      A resenha ficou demais, não é?! Fruto do carinho dessa pessoa linda que a Giuliana! Melhor amigo do mundo, do universo, de todas as 25 dimensões!!!

      Excluir
  7. Gente, vocês arrasam!! Assim, não vai ter coração que aguente neste sábado!! Muita energia para este blog maravilhoso e para este trabalho que está sendo a Semana Pérolas!! Apaixonante, o trabalho, a resenha, a amizade de vocês!! Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a introdução, rsrsrs

    Sobre o livro, parece muito bom; me lembrou "O grito da gaivota", de Emmanuelle Laborit; conhece? Assim como a Nuccia é uma pessoa que tem deficiência auditiva e se destaca através da arte, exemplo de vida. Muito interessando em ler o seu. Parabéns!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alê!
      Eu conheço a Emmanuelle, mesmo que só por TV e sites, além de outros tantos surdos que são ou foram famosos e tentam mostrar que 'nosso mundo' não é um bicho de sete cabeças (talvez de 4...). Espero que você possa ler! um beijo!

      Excluir
  9. Olá, adorei a resenha...fiquei pensando em várias coisas que até então nunca me passaram pela cabeça. Quero muito ler essa obra, pois adora a escrita da Nuccia, acho ela um verdadeiro exemplo de superação!

    Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Quel!
      Tomara que você consiga ler!!! Ansiosa pra saber sua opinião! um beijo!

      Excluir
  10. Olá,
    Giuuuuuu você sempre arrasando heim!! Não tem como não amar essa resenha... Nu é uma guerreira e conquistou tudo isso depois da surdez, nunca desistiu de nada!!!
    Mulher admirável.
    beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daya!
      Concordo com você, a resenha da Giu tá um abuso!!!
      Obrigada pelas palavras e pelo carinho! Desde antes do livro nascer, certo? ;)

      Excluir
  11. Preciso dizer que agora, mais que tudo na vida eu quero esse livro?? resenha perfeita, eu já li um pedacinho do ebook,mas quero o físico autografado. Vou aguardar a grana cair na poupança pra comprar rsrs.
    enquanto isso eu desejo TODO O SUCESSO DO MUNDO PRA NU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Jenny!!!
      Assim você me mata de felicidade!!!
      Faço questão de autografar pra você!!!
      Obrigada!!!!

      Excluir
  12. Olá!
    Nossa, que resenha mais perfeita. Sério.
    Convivi com a surdez, mas ela não era completa. A minha avó sempre teve muita dificuldade de ouvir e sempre achei isso muito triste, mas perder a audição aos 27 anos e no meio de uma graduação e, mesmo assim, seguir em frente e continuar a vida? É algo que não tem explicação.
    Achei a premissa do livro muito interessante e fiquei muito curiosa para ler, pois acredito ser uma lição de vida.
    Adorei sua mensagem para a autora.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      A gente segue em frente e continua a vida, sim, porque se parar, cara... Quem iria levar a minha vida por mim?... É difícil você perceber estando de fora, mas eu tenho certeza que, com o tempo e a ajuda certos, você iria pelo mesmo caminho!... XD
      Muito obrigada pelas palavras!! Leia que você vai adorar (a Giu quem disse!)
      um beijo!

      Excluir
  13. Achei super interessante a história do livro, da autora, realmente é um exemplo para muitos! Acho incrível quando as pessoas decidem usar a escrita para conta sua experiência e passar uma mensagem boa para os leitores!
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.