Amanda Bonatti

[Devaneios em versos] Outono, delícia de estação: Poesia e Dica

terça-feira, março 29, 2016,6 Comments

Olá Clubenauta!

Qual a sua estação do ano preferida? Se for o outono, você vai amar o post de hoje!
Pois o "Devaneios em versos", está totalmente Outonal...

Outono é minha estação favorita desde sempre, mas foi aos poucos que fui percebendo isso. Sempre achei lindo as folhas secas no chão, colorindo em diversos tons o gramado. E aquele clima mais frio, onde vamos nos preparando para a chegada do inverno, tem coisa mais deliciosa? 
O outono também inspira muitos escritores e poetas, isso não é segredo, é com certeza a estação mais usada como tema para romances e poesias.

Revirando o meu baú poético (pastas e mais pastas de poemas), encontrei um que fala sobre o Outono e toda a sua beleza, e porquê não dizer, a sua melancolia. No poema uso uma metáfora, ao comparar o amor à uma folha seca de outono.
Confira:


Folhas secas

Tu, amor meu, é uma folha de outono
Leve como a revoada
Uma folha seca girante pelo ar
Voaste ao vento e pousaste em mim.

De que serviu tecer as folhas pelo chão
Nas flores vivas me abrigar
Tu, amor meu, era folha de outono
Caída na fria estrada.

 E eu, poeira, hoje sou um poeta

Rebordando- te caída, em mim.

Amanda Bonatti

E como eu amo AMO amo, Amoooo o Outono (Já disse que amo?), o tema também inspirou-me a escrever o Romance "Lágrimas de Outono", onde o pano de fundo da história aborda o amor entre mãe e filha e toda a ligação delas uma com a outra e também com as flores.
Confira algumas frases da obra:


"Quando o outono se aproximava, eu sentia que era chegada a hora de me deixar cair, assim como as folhas do quintal. Para elas tudo parece ser tão calmo. Um dia simplesmente caem, numa dança girante pelo ar e deitam-se na grama, repousando, sem dor."

*
"Quando as folhas secas tomavam conta da grama eu gostava de deitar-me sobre elas e abrir meus braços como se fosse um anjo, batendo as asas para voar. Depois olhava o resultado no desenho que formava no chão. Mamãe dizia que era mesmo um lindo anjo do outono. Nosso Jardim era um verdadeiro paraíso em cores, era a cor do amor."
*
"A beleza daquele jardim ia além da sua própria beleza, e era o que ele representava para nós que o deixava ainda mais encantador. Representava o amor e o cuidado que eu e mamãe tínhamos uma com a outra. Eu sabia, enquanto houvessem flores, sempre haveria este elo."
*
"Bel, a flor de camélia representa a alma que sempre irradia beleza. A camélia quando cai, cai a flor inteira de uma vez. – ela falou, e vendo que eu não compreendia, continuou. - Simboliza uma vida com alma perfeita, significa viver feliz até o último momento e partir sem sofrimento - mamãe disse, recolhendo a flor."
*
"Abracei a árvore encostando meu ouvido em seu tronco. Abracei-a com amor, como se abraçasse mamãe e então me pareceu em minha imaginação infantil, que podia ouvir as batidas de um coração."
*
"Mas aí está o mal de um ramalhete de flores, elas se vão, perecem. Ver ir embora algo que amamos dói. É perigoso o amor. Se você ama algo, mesmo que sejam apenas flores, terás que sofrer um dia."

***

Gostou das frases? Você pode ler a obra no Wattpad

Opinião em vídeo sobre o livro:


É isso aí amores. Espero que tenham gostado da postagem, se curtiram, não deixem de comentar e compartilhar muito! Beijos

Amanda Bonatti



Está rolando um sorteio bem legal!!
Venham Participar!!
2 kits do lançamento "Pérolas de minha surdez" da autora Nuccia De Cicco , como os da imagem!
Clique AQUI que será redirecionado para o post do sorteio.
E Boa Sorte!!!

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Oi Amanda!! Eu também amo o outono, amo a cor das folhas, elas caidas no chão...tão romântico! Amei seu poema e fiquei muito curiosa para ler seu livro, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o Outono é a estação do ano mais charmosa!!! sem contar que é quando os livros se passam no outono sempre ficam melhores, os amores mais intensos, as paixões mais avassaladoras e o visual é lindo. Amei o poema curtinho e encantador.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito do outono! A poesia não mexeu muito comigo porque tenho problemas com poesias, rs, mas o livro chamou minha atenção, gostaria de ler. Mas não me adaptei ao wattpad então por enquanto não vou conhecer a história. Adorei os quotes, principalmente o primeiro e o último.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amandinha sou sua fã mulher, com uma escrita deliciosa, sensível e poética nos faz ficar viciadas na história e totalmente em sintonia com os personagens, estou lendo lágrimas e super recomendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mandy!
    Eu já sabia que você era uma poetisa exímia, e essa poesia, carregada de simplicidade e sentimento, só veio me confirmar!... Espero arranjar um tempinho básico pra ler seu romance no Wattpad!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Aii que lindas meninas muito obrigada pelos comentários. Espero que consigam ler lágrimas de outono. É uma obra que tenho um grande carinho e tentei escrever de uma forma mais poética e delicada. Grande beijo
    Amanda Bonatti

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.