#Meinspira Inspiração

Nerd Sofanática em... O que Inspira Você?

sábado, maio 30, 2015,0 Comments


                   Inspiração não me abandone, por favor!!!!                 


Eu não sei quem foi, ou quem é o criador da frase: Inspira,  Respira e Não Pira! Mas quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a ele, ou ela, porque a frase tem me ajudado muito nos últimos meses.

Você deve estar se perguntando, o que essa frase tem a ver com o post de hoje? Que por sinal foi nomeado em um momento de desespero. Muito desespero gente (tá, nem tanto).

A verdade é que eu estava pronta para começar um capítulo novo do meu livro: Meu Era Uma Vez (divulgando hehe) e não fazia ideia por onde começar.
Minha inspiração simplesmente sumiu, foi dar uma volta, parou pra tomar uma, ou... Sei lá o que a bendita foi fazer, só sei que ela me deixou na mão.
Geralmente, quando eu sento no PC  estou com a  ideia formada, não preciso de muito para pôr a primeira letra no papel, menos ainda pra finalizar o capítulo, mas dessa vez foi diferente, não saiu nada, nadinha, nem uma letra, nada mesmo. Todo o meu planejamento foi por água abaixo, e eu levantei do PC irritada.
imagem modificada



 Como assim to sem inspiração?
Como uma escritora fica sem inspiração produção?Pode isso? Não pode!
imagem retirada da internet

Minha mãe vendo todo o meu desespero, (porque eu não parava de reclamar) perguntou:  “Jeniffer como você fez pra escrever os capítulos anteriores? O que te da inspiração. O que te deixa inspirada para escrever?

Foi ai, que acendeu uma luzinha na minha cabeça. A inspiração voltou, mas, acho que ela estava brincando comigo, ou ela é malvada mesmo. Não foi exatamente a inspiração que eu estava precisando, mas foi bom do mesmo jeito, porque eu corri e escrevi esse post. Que tem a finalidade de expor as minhas, as suas, as nossas fontes de inspiração. Legal né?!. Sim!!!!

Chega de introdução Jenny, bora pro post de verdade.


O que inspira você?


Você Mãe!... rrsrsrsr...Brincadeira em parte hehe.

Em primeiro lugar eu quero explicar o motivo da frase,
Inspira, Respira e Não pira! Estar no topo do meu post.

Eu gosto de estar totalmente calma quando vou escrever. Acho (Acho não, tenho certeza) que as idéias fluem melhor quando estamos relaxados. Controlar a respiração costuma ser meu ponto forte, nada de batimentos acelerados e respiração descontrolada. Você que também fica nervoso quando precisa escrever uma cena decisiva vai entender o que eu estou falando. Tente relaxar. Ninguém vai morrer só o personagem, claro, se esse for o motivo de você estar pirando. Fique calma, Inspira,Respira e Não Pira!
imagem retirada da internet

Voltando pra raiz da postagem... O que inspira você? Alguns amigos me perguntam muito sobre musica:

 Ouvir musica ajuda na hora de escrever?


No meu caso sim, e muito. Eu geralmente escuto musicas lentas com a melodia calma. Nada de e rock pesado ou samba no pé. Todas as cenas fortes com aquele apelo emotivo do meu livro foram escritas ao som de Lana Del Rey. Todas até a morte, mentira não tem morte no meu livro rsrs... O que eu quero dizer é: musica me ajuda, pode ser a letra ou o tom melodramático da melodia. Tudo na musica me ajuda na hora de criar as cenas e pode ser que ajude você também. 
Quer ver um exemplo do porque a musica pode ser uma tremenda aliada na hora de escrever?

Imaginem que você esta prestes a escrever uma cena onde a mocinha morre e o mocinho se acaba em lagrimas. Você escolheu um dia, ou não escolheu, simplesmente chegou o dia de escrever a cena mais arrebatadora do livro, a mais triste, mais dolorida, a mais chocante... Chegou o dia e você estava la, pronta pra escrever, só que o seu dia esta perfeito, todo mundo resolveu te agradar. O namorado te deu uma cesta de chocolate sem motivo algum.O marido elogio seu cabelo,sua sogra foi passear em marte sem passagem de volta .(que sacanagem)Você esta feliz,escrever uma cena triste esta fora de questão,você não esta no clima de tristeza, logo, a cena não ficara tão boa. É ai que a musica entra. Eu sugiro que você escute as mais tristes, aquelas que acabam com o seu emocional, que te deixam pra baixo, com vontade de morrer (Muito drama, né pessoal?). No meu caso ouvir Lana Del Rey resolve qualquer problema. Eu consigo escrever me debulhando em lagrimas, basta colocar na playlist e pronto, consigo escrever qualquer cena triste sem problema nenhum.

 Musica não funciona comigo, o que eu posso fazer pra resolver?

Agora ferro... Brincadeira, eu disse que a musica pode ajudar, mas se você é daquelas, ou daqueles que detestam barulho na hora de escrever eu sugiro que você vá ler alguma coisa. Musica nem sempre é a solução, leitura sim, pelo menos em 99,9% das vezes. Ler alguma coisa acende no nosso subconsciente àquela luzinha chamada inspiração.
Se eu fosse indicar alguma leitura pra você usar de inspiração diria pra você ler Clarice Lispector, qualquer livro dela. Garanto que você vai gostar do resultado.
Sair e conversar com as pessoas também pode resolver, às vezes uma simples piada contada numa roda de amigos serve como ponto de partida. É só ficar atento. ”A inspiração vem para os distraídos”

Dicas que me ajudaram pra valer.

Quando eu comecei escrever não fazia idéia do mundo que me aguardava. Eu precisava de inspiração, mas não sabia exatamente onde buscar, os anos se passaram e eu descobri meus próprios métodos de adquiri-la, mas, se você é um iniciante e esta lendo meu post com intuito de ser inspirada (o) eu vou deixar algumas dicas que me ajudaram bastante, espero que ajude você também.

    1-  Mantenha um lugar limpo para que você possa escrever sem ter que se preocupar com a sujeira te incomodado.

    2- Barulho não é bacana, por isso sua mesa precisa estar num lugar aonde ninguém vá te incomodar.

    3- Separe uma hora pra escrever e de uma pausa, vá esticar as pernas, andar, comer alguma coisa, beber uma água, ver gente. Ficar parada por muito tempo vai te enlouquecer e sua cabeça vai parar de funcionar como deveria, por isso vá espairecer, depois você volta e começa tudo de novo.

   4- Estamos falando sobre coisas que nos inspira, logo, qualquer coisa pode servir como um gatilho. Anote tudo que vier a sua mente. Eu anotava tudo numa agenda, mas com o tempo eu percebi que ela me deixava um pouco limitada, então comecei usar o celular. Eu anoto tudo nele, frases, letras, palavras, musicas. Tudo pode ser usado como fonte de inspiração quando você colocar a primeira letra na folha, ou no Word do seu PC, por isso anote!

   5-  Pesquise. Escrever pode ser mais complicado do que você imagina.

Você esta com uma idéia na cabeça e quer que seu personagem ajude uma pessoa que esta engasgando. Você precisa entender o procedimento correto para que seu personagem possa ajudá-la sem passar uma idéia vazia e sem sentido.  Se você, assim como eu não sabe nada sobre pessoas engasgando (porque eu sou meio lerda) vá pesquisar,não a vergonha em procurar as respostas no Google, afinal ele esta ai pra isso mesmo. Use e abuse sem medo.

   6-    Escreva sobre aquilo que você gosta. Fale de beleza, moda, cinema, musica, tanto faz, mas escreva sobre aquilo que te deixa animado, a escrita vai fluir com naturalidade e o texto não vai ficar forçado, sem contar que você não vai correr o risco de desistir logo nos primeiros capítulos.

   7-      Por fim, seja dedicado, o processo de criação pode ser demorado, mas vai valer a pena no final. Se você acha que ainda não esta pronta para se arriscar, escrevendo um livro de 300 paginas, escreva um conto, um poema, uma frase, ou uma musica. Comece devagar, com o tempo você vai adquirir uma habilidade pra escrever que é só sua. E não vai mais precisar de posts como o meu pra se sentir inspirada.

Bom gente é isso, acho que o post ficou maior do que eu esperava, mas, é a vida né, escritor é assim mesmo, quando começa não quer parar mais rs. Espero que tenham gostado e assim possam curtir, compartilhar com os amigos e melhor que isso, comentar, comentem aqui embaixo, na pagina do face, no grupo do face, comentem em tudo rs, quanto mais comentários melhor.

Pra finalizar eu quero que você faça uma lista, isso mesmo, achou que só eu tinha dicas né? Claro que não, eu adoroo compartilhar conhecimento e estou curiosa pra saber:
Imagem retirada da internet

Vou deixar um link com as minhas musicas favoritas aqui em baixo. Caso você queira saber como é escrever ao som de Lana Del Rey clique na imagem abaixo




Também tem o link do meu livro que esta disponível no Wattpad, se você quiser conhecer é só clicar na imagem ao lado.
E fiquem tranquilos, ninguém morreu la, ainda não. hehe


Beijos e até o próximo post.


You Might Also Like