Postagem em destaque

[Promoção Mães Leitoras] com Rô Mierling e blogs parceiros (serão 7 ganhadores!)

Olá queridos leitores! Em comemoração ao Dias das Mães , a escritora Rô Mierling e blogs parceiros se reuniram para presentea...

[Resenha Nacional] Topless - Martha Medeiros



Olá queridos leitores, tudo bem?


Apesar de muito ouvir falar da autora Martha Medeiros e ler muitos textos ou fragmentos de seus textos pela web, o livro “Topless” foi o primeiro contato que tive com uma obra na integra.

Querem saber o que achei?

Bora comigo!






Topless Martha Medeiros

ISBN-13: 9788525412416
ISBN-10: 8525412414
Ano: 2002 / Páginas: 171
Idioma: português
Editora: L&PM

O livro de bolso traz 54 crônicas da jornalista e escritora Martha Medeiros. Escrito numa prosa ágil foi publicado em 1997, ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura.





SOBRE A AUTORA




Martha Medeiros

Gêneros Poema, Poesia, Contos, Crônicas, Romance

Nascimento: 20/08/1961 | Local: Brasil - Rio Grande do Sul - Porto Alegre 

Filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. Casou-se com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas.
ClicRBS / Wikipedia







Resenha




 
Vale lembrar que as crônicas contidas nesse livro são do final dos anos noventa, então algumas coisas mudaram de lá pra cá, e outras nem tanto. Na verdade muitos trechos desse livro são atemporais, podem se passar décadas (como passou) virar o milênio (como virou) e ainda terão muitas pessoas lendo e se identificando com as palavras sábias de Martha (como eu me identifiquei).  


Nesse livro a autora aborda diversos temas como o cotidiano feminino, a política, textos sobre a mulher moderna, sobre a vida e em todos você vê uma sensibilidade feminina apurada, eu sorri em alguns textos  e gargalhei em outros, mas também pude refletir e repensar coisas que foram polêmicas, e continuam sendo até hoje.


Os textos são muito bem escritos e reflexivos, a leitura das crônicas pode ser feitas fora de ordem e com calma de acordo com humor do leitor, ou ser devorado de uma pegada só em um finalzinho de tarde, eu li tudo de uma vez o livro é curtinho, a capa é bem sugestiva e combina com o título, a diagramação é simples, mas o livro é muito bom e recomendo principalmente para mulheres. O universo abordado no livro de Martha é bem feminino,  mas isso não quer dizer que homens não apreciarão, pelo contrário, homem esperto vai querer ficar ligado nesses textos para poder aprender as sabedorias da mulher moderna e inteligente.
 
Para meu primeiro contato com os livro da autora só posso dizer que me apaixonei pela sua escrita e quero ler muitas outras obras no mesmo estilo dela.

Fica a dica para quem aprecie leituras leves, curtas e com uma riqueza de reflexão em textos atemporais.

 

Nota 5/5 super recomendo!



TRECHOS QUE MAIS GOSTEI








 


Então é isso. Já leram ou leriam essa obra? 

Deixem sua opinião. 


Até a próxima postagem, pessoal!


Beijos.


2 comentários:

  1. Oi miga!
    Adorei a resenha! Falou tudo! Parabéns!!!
    Aiii eu li esse livro da Martha ano passado, e amei ele também, muito gostoso e inteligente!
    Ele é meu segundo prefe dela, ficou atrás de Feliz por nada que amoooooo também.
    Essa mulher tem uma escrita e percepção brilhantes! rs
    bjãooooo
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha que felicidade te ver na humilde residência!! hahaha
    Tu acredita que foi primeiríssimo? Amei muito, já tinha lido textos dela avulsos pela net, mas achei a coletânea sensacional, quero muito ler o Feliz por nada também!
    Beijos e obrigada pela visita, volte sempre S2

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.