[Especial de Natal GBU] Amigo Secreto!




Vamos brincar de Amigo Secreto? Segue o GBU neste lindo post falando sobre essa tradição longeva que se mantém firme mesmo nos dias mais difíceis.







ORIGEM:



Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.



A BRINCADEIRA:

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.

No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.

Por outro lado, pode ser feito de modo totalmente aleatório, sendo que quem oferece, não sabe a quem se destina o presente. Quando a troca de presentes ocorre, é sorteado, tirando um papel com o nome do outro participante.

Mas o que realmente importa é que a brincadeira se popularizou e, atualmente, todos os povos brincam de Amigo Secreto.

Essa brincadeira virou tradição natalina e é realizada nas empresas, nas escolas, com os amigos e com os familiares. Basta ter uma data festiva para que o amigo secreto ganhe novas versões como Amigo Chocolate na páscoa, Amigo secreto Lingerie (entre as amigas), Amigo da Onça, o Amigo Secreto Elefante Branco e até mesmo o Amigo Secreto Virtual.

Cada participante não deve ser forçado a participar da brincadeira. Tudo não passa de uma diversão espontânea e democrática. Brinca quem quiser participar! Uma pessoa começa a trocar os presentes descrevendo as características do amigo e os demais tentam adivinhar. Assim todos participam e a diversão é garantida!




E nós do GBU não ficaríamos de fora! Juntamos nossas blogueiras para formamos o nosso AMIGO SECRETO VIRTUAL.

Usamos um site próprio para isso e estipulamos um prazo para a entrega dos presentes, obviamente, eram livros... Por que será?!








FICOU ASSIM:



Ana Luz do Blog Livros & Tal recebeu o livro Príncipe dos canalhas. 


Suany do Blog Aricia & Suany recebeu o livro Feitiço.


Suzana do Blog Entre Livro e Pergaminhos recebeu o livro Mudanças.


Nuccia do Blog As 1001 Nuccias recebeu o livro Surpreendente.


Aricia do Blog Aricia & Suany recebeu o livro Série De repente.


Giuliana do Blog Clube do Livro e Amigos ainda não recebeu - mas receberá, dependemos do correio, infelizmente.


Lourdes do Blog Resenhando com as Estrelas recebeu o livro O Voo da Fênix.











Não esqueça que Natal não é do Papai Noel tão pouco para ganhar presentes materiais, mas é a data que recebemos o melhor presente para nossa existência, Jesus!Rogério Stankewski


 E QUE NUNCA NOS ESQUEÇAMOS O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL!











Natal GBU - 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.