Nerd Sofanática

Nerd Sofanática.Tudo que o leitor quer e o autor deseja!

sábado, maio 16, 2015,0 Comments


Amores do meu coração, estou de volta!! (ebaa), e hoje vou falar sobre um tema bem legal. 
Deixando a trilha sonora de Cinqüenta Tons de Cinza para trás, hoje vamos falar sobre RESENHAS.

 Tudo que o leitor quer e o autor deseja!



Resenha_ É uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
Fonte;Internet 

Confesso que eu me tornei uma “Viciada” no assunto nos últimos anos, mas antes eu não entendia nada sobre o tema.
Pra mim, resenha era só mais um gênero textual perdido no meio de tantos outros. Mas, ao entrar no mundo autor/leitor eu percebi que não há nada mais importante para um autor do que uma resenha. Ela é uma peça importante que pode (e, é) ser usada como uma ligação direta entre obra e leitor.
Para alguns leitores pode ser que a resenha não seja tão importante, e ele prefira levar o livro pra casa porque gostou da capa (Alguém ainda julga livros pela capa?), mas, para outros ela é o fator principal entre comprar ou não comprar um livro.
Eu já comprei porque achei a capa perfeita, mas, o resultado não foi lá dos melhores, e eu acabei levando pra casa um livro com as histórias sem continuação, personagens sem graça e enredo bagunçado, sem contar o final misturado com o início.

 Hoje em dia, todos podem comprar livros, ninguém precisa sair de casa e correr até uma livraria e passar horas olhando as prateleiras, procurando por uma capa bonitinha que agrade e seja apaixonante, não, hoje tudo ficou mais fácil, mais prático e barato. E é ai que a resenha se encaixa, ela te permite ser prático na hora de comprar e decidir se tal história merece ou não o seu dinheiro, por que você não vai gastá-lo comprando algo que não agrada outras pessoas.
Eu por exemplo, analiso várias resenhas antes de tirar o cartão da carteira, e acredito que a maioria das pessoas faz isso também. É meio lógico, se uma pessoa não gosta tudo bem, as pessoas podem e devem ter opiniões diferentes, agora, se uma, duas, três, quatro,cinco, dez pessoas avaliaram o livro como um 3 numa escala de 0 a 10 e todas as resenhas encontradas estão esculachando o coitado é mais que obvio que ele não vale o dinheiro que foi gasto na diagramação.Você só vai comprar se quiser perder o seu dinheiro e seu tempo.

Porque a resenha facilita a minha vida.

1- Ela me permite economizar o meu tempo.

Eu não perco tempo com histórias chatas.

2-Tenho uma visão além da sinopse.        

A sinopse é importante, mas não é o suficiente, eu preciso de mais e a resenha me permite ter.

3- Opinião crítica e pessoal sobre a história.

Eu sei que a história vale à pena. Ninguém vai esculachar uma boa história porque não gosta do autor.

4- Vale à pena gastar o meu dinheiro.

O livro foi classificado em dez das onze avaliações e todas as resenhas colocam a historia no topo. Isso me faz ter interesse e correr pro Submarino ou Saraiva para comprar um volume pra mim.

Não me julgue pela capa, muito menos pela resenha.


Imagem retirada da internet e modificada.


Falar dos benefícios de uma resenha fica até fácil, quando você é o leitor e não o autor. Autor criticado no caso.
Há alguns dias eu estava passeando (vagabundeando) no Twitter e me deparei com alguns autores enfurecidos, a raiva era tanta que 120 caracteres não foram suficientes (nunca é) para eles expressarem a raiva, tamanha que era. O tema da briga para você que já sabe, ou esta se perguntando é... Resenha. O ocorrido foi que; o blogueiro fez a resenha, mas o autor não gostou do resultado. Ele achou crítica demais.

 ”Como alguém vai querer ler o meu livro se a resenha acabou com ele?”

“Se é pra esculachar, melhor nem fazer”

Vamos recapitular e voltar ao início do meu post.

Resenha- Reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.

Amores do meu coração! Autores nacionais que estão começando, receber criticas faz parte da vida... Tudo bem, se você me disser que a resenha não avaliou o conteúdo e só soube esculhambar o seu livro eu vou ficar do seu lado. Agora, se você me disser que a opinião critica do resenhador não esta a altura do seu livro porque você passou meses, às vezes anos escrevendo, eu vou pular fora.
Como eu disse acima, ninguém vai esculachar uma boa história porque não gosta do autor.
Se você confiou o seu livro à pessoa com o intuito de receber elogios independentes da história ser ou não, boa, você tem um problema.
Fazer uma resenha é expor os pontos negativos e positivos do livro, de forma CRITICA. Se sua história não foi bem avaliada você pode procurar outros resenhadores e tirar a prova, mas se o problema persistir o problema não é a pessoa que avalia e sim a sua história. Gritar, chorar e se descabelar não vai resolver o problema, afinal o livro já foi publicado, o que resta pra você é se preparar melhor quando for escrever o próximo e torcer para encontrar pessoas dispostas a te dizerem a verdade, independente de serem ou não seus amigos.

Quanto mais melhor!

Fonte;Internet 

Como eu disse acima, eu sou uma viciada em resenhas hehe, e estou sempre antenada no blog porque as meninas daqui do Clube do Livro, fazem bastante e todas são incríveis. Eu já conheci autores e livros maravilhoso através delas e aconselho todos a seguirem os meus passos! Clique no menu RESENHAS e deixe-se impressionar também.



Bom amores é isso, espero que tenham gostado do post.
Compartilhem,curtam e comentem. (se quiserem hehehe) 
Estarei de volta em breve!!

XOXO! Jenny Martins

You Might Also Like