[ColaborAutoras] ENTREVISTA: Cyntia Bandeira Lino!!!

Olá Gente linda.

Hoje temos ENTREVISTA com a nossa autora parceira Cyntia Bandeira Lino!!!

Eu sou a Ingrid, ColaborAutora fofa do Clube ❤




Cyntia Bandeira Lino



Biografia


Paulistana, nascida no dia 4 de junho de 1979. Desde a infância, tem grande paixão pelos livros e por tudo o que é do universo cultural. Esse amor pela cultura foi sempre estimulado por toda sua família.

Começou a ter amor pela escrita em 1988, escrevendo suas primeiras redações. Nos anos 90, passava as férias todas brincando de fazer composições. Em 1996, uma colega de classe lhe sugeriu que começasse a escrever livros, após ler frases filosóficas que a autora escrevia na lousa, durante o intervalo das aulas. Em 2002, a autora começou a escrever seus livros e contos.

Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, no final de 2012. Em maio desse mesmo ano, conseguiu publicar sua primeira obra "Desabafos de Mulher". Em abril de 2013, lançou sua segunda obra "A Luta Pela Libertação". No dia 20 de maio de 2013, a escritora deu sua primeira entrevista filmada ao vivo, para o programa "Bate Papo com Cristina Pinho", na emissora de Internet Justtv. Seu primeiro evento literário foi realizado no dia 9 de novembro de 2013. Foi uma palestra ministrada pela autora na Biblioteca Paulo Setúbal, em São Paulo Capital.

Em dezembro de 2013, o livro "A Luta Pela Libertação", apareceu na revista “Conhecimento Prático Língua Portuguesa”, número 45, produzida pela Editora Escala, como indicação de leitura para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em abril de 2014, lançou seu primeiro livro de contos, com o título "Contos Inocentes Para Meditar". No dia 20 de julho de 2014, deu uma entrevista para o programa de Roseli Bueno, na Rádio Iguatemi 1370 AM.

No dia 23 de maio de 2015, começou a fazer o programa “Conversando com Cyntia Bandeira Lino”, no Youtube. No programa, a autora responde perguntas do público enviadas na sua Fan Page ou nos comentários dos vídeos no próprio Youtube e fala de cultura em geral. No dia 31 de outubro de 2015, publicou seu 4º livro, "Estrela do Sul: Uma História". Atualmente, dedica-se única e exclusivamente à Literatura.






Cyntia Bandeira Lino!!!



1. O que é ser escritor pra você e o que a despertou para esta carreira?
Cyntia Bandeira Lino: É mais do que uma tarefa: É UMA MISSÃO! Desde pequena, tenho um amor infinito pelos livros e por escrever histórias. Mas foi só na adolescência, quando uma colega de escola leu algo que eu havia escrito e sugeriu que eu escrevesse um livro, que fiquei matutando a ideia, a qual só pude colocar em prática anos depois. Pesquisei muito sobre o universo literário. Confesso que as “pedras” dessa vocação me assustaram bastante no começo. Contudo, quando percebi que através da literatura consigo me aproximar das pessoas, e de certa forma ajudá-las no sentido reflexão sobre a vida por intermédio dos meus livros, fortaleci-me para prosseguir e seguir em frente.

2. Qual a etapa que em sua opinião é a mais difícil de ser realizada, desde a criação, a revisão, escolha de capa, diagramação, entre outras coisas, até a finalização de um livro? Por quê?
Cyntia Bandeira Lino: Todas as etapas que você citou são super difíceis. Contudo, eu destaco três: a criação, escolha da capa e principalmente a finalização. Organizar o enredo é algo tão complexo quanto a construção de um imóvel. Você tem que pensar em cada detalhe, cada movimento dos personagens. Se alguma coisa estiver, digamos, fora de ordem, tudo estará arruinado. Por isso, a criação é complexa. O leitor brasileiro está cada vez mais exigente. A capa é difícil porque é o que causa o primeiro impacto. Muitos leitores, ao se depararem com uma obra cuja capa não é atraente, não dão oportunidade ao livro, rejeitando-o sem ao menos ler um pouco. E a finalização, no meu caso, é algo hiper desafiador porque sempre tenho uns 8 finais diferentes em mente. Tenho que pensar com cuidado antes de eleger o desfecho adequado. 

3. Você utiliza algum tipo de técnica durante a escrita? Qual e no que ela influência? 
Cyntia Bandeira Lino: Utilizo sim. Uma das técnicas é “mentalizar” a pessoa e o fato em que me baseei para a construção de cada personagem e o enredo como um todo. Outra que uso constantemente é ouvir músicas que tenham a ver com enredo da obra. Essa técnica influencia principalmente na formação dos personagens. Darei um exemplo. Quando criei Cláudia, a protagonista de “Estrela do Sul: Uma História” ouvi muita ópera, canções gaúchas, músicas de Elis Regina, Clara Nunes, Perla (cantora paraguaia dos anos 70 e 80), Susan Boyle, Brenda Lee, Celine Dion e também assisti vídeos no Youtube do programa Ídolos (que passava no SBT e depois na Record). Foi assim que tive inspiração para construí-la.

4. Quando está passando pelo típico “bloqueio” o que costuma fazer?
Cyntia Bandeira Lino: A primeira atitude que tomo é ouvir músicas que tenham a ver com o contexto do enredo. Outra coisa que eu faço é dar uma volta, para observar pessoas diferentes. E depois, me fecho no meu quarto, para fazer um balanço sobre as observações e no que elas podem colaborar para o andamento da escrita. Não é uma tarefa fácil, mas a executo com prazer. 

5. De onde vem a inspiração para suas obras e o que elas têm em comum?
Cyntia Bandeira Lino: Inspiro-me com tudo ao meu redor. Até o vento me dá ideias para novas histórias. É sério! Qualquer coisa, pessoa ou local me inspira a criar as personagens e enredos para as minhas obras. Por exemplo. Quando sinto o vento batendo no meu rosto, posso criar um personagem com características tipo ser uma pessoa distraída, inocente ou até agitada. Agora o que elas têm em comum eu não saberia explicar. 

6. Há algum personagem específico com que você se identifica mais?Por quê?
Cyntia Bandeira Lino: Sim. Identifico-me com a Valquíria, do livro “Desabafos de Mulher”, com a Fátima e Susi de “A luta pela libertação” e com Eleonora de “Estrela do Sul: Uma História”. Porque todas essas personagens têm uma característica muito parecida com a minha personalidade, que é fazer de tudo pelas pessoas que amam. 

7. Qual seu gênero literário favorito? Qual você gostaria de se desafiar a escrever?
Cyntia Bandeira Lino: Eu adoro escrever romances e contos. Dois gêneros que tenho vontade de escrever são a crônica e a biografia. Desejo escrever a biografia de um ator que sempre admirei, mas que infelizmente faleceu em abril desse ano, aos 56 anos de idade.

8. Você escreve durante o dia, á noite, ou isso não interferi, costuma escrever a qualquer horário que lhe der vontade e tiver tempo?
Cyntia Bandeira Lino: Eu escrevo no exato momento que a inspiração vem a minha mente e no meu coração. Hoje, não me prendo muito a horário (escrevo até de madrugada). Mas de uma coisa faço questão. Coloco as ideias no papel quando estou com pelo menos a metade do enredo, seja romance ou conto, pronta na minha mente. Depois, vou trabalhando aos poucos nos textos, com toda a calma.

9.Você tem projetos em andamento? Conte-nos sobre eles.
Cyntia Bandeira Lino: Certamente! Falarei com prazer e fico agradecida por me perguntar sobre isso. Faço semanalmente um programa cultural, transmitido no Youtube. Ele se chama CONVERSANDO COM CYNTIA BANDEIRA LINO. Para assisti-lo, basta acessar o meu canal lá, que é o www.youtube.com/cyntiabl  Estou trabalhando no quinto livro, porém, ele não tem previsão de quando será lançado. Ainda faltam muitos detalhes. 

10. Deixe uma mensagem especial para seus leitores e para os autores que ainda estão dando os primeiros passos.
Cyntia Bandeira Lino: Quero agradecer de todo o coração todas as pessoas que acompanham a minha jornada na literatura, o meu programa cultural no Youtube. Para quem ainda não conhece meu trabalho, aqui estão os links das minhas redes sociais:


Para todos que quiserem seguir na carreira de escritor, aqui vão algumas orientações minhas:

*Leiam de tudo, sem reservas e preconceitos.
*Façam muita pesquisa na internet sobre o assunto que irão abordar em suas obras.
*Comecem escrevendo crônicas, contos, versos, enfim textos pequenos.
*Não temam as críticas.
*Sejam humildes hoje e sempre.

Agradeço muito ao Clube do livro, por me convidar para dar esta entrevista e por ter feito a brilhante resenha do meu livro Estrela do Sul: Uma História. Beijos e muitas felicidades a todos!




Ingrid M. SNascida em 03 de outubro de 1993, é formada em Design de Moda, mora com o marido em uma cidade pequena e muito pacata no interior de Santa Catarina. Ama escrever desde criança, mas somente em 2014, resolveu publicar algo através do Wattpad.


É sonhadora, criativa, detalhista e muito teimosa, uma viciada em livros e chocolate, simplesmente apaixonada por dias frios e chuvosos. Gosta muito de 
desenhar, assistir comédias românticas e seriados. 



CONTATO: SITE  - FACEBOOK -  GRUPO NO FACEBOOK - SKOOB - WATTPAD  - AMAZON

Gostou dessa postagem??? Quer mais??? Que tal me enviar dicas superlegais sobre seus autores (a) favoritos, livros, séries, filmes, músicas, livros, entre outros assuntos? Deixem suas sugestões nos comentários...

Beijinhos Ingrid











3 comentários:

  1. Muito obrigada por tudo a este maravilhoso blog! Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tem nosso blog em alto conceito, Cyntia.
      Esperamos que nossos leitores e seguidores lhe tragam alegrias e muito sucesso.
      Grande abraço.
      Vanda

      Excluir
    2. Super obrigada mais uma vez, Vanda! Abraços!

      Excluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.